Cidadeverde.com

A homenagem a Batista no estádio Belchior Barros

Imprimir
  • 1ababa11,3.png
  • 1ababa11,1.png
  • 1ababa11.png
  • 1ababa11,2.png
  • 1ababa13.png
  • 1ababa90.png

Na manhã deste sábado(09) o futebol piauiense prestou homenagem a um dos maiores goleiros da história do futebol pauiense em todos os tempos. Trata-se de João Batista Crispim, ou simplesmente Batista, nascido em Parnaíba em 11.04.1945. 

Começou sua carreira no Ferroviário de Parnaíba. Em 1966 veio para Teresina e  "fechou o gol" do Piauizão Vibrante na conquista do tricampeonato. Em 1969, na campanha do tetra, atuou em 7 jogos e foi contratado pelo Santa Cruz de Recife. Zé Barros assumiu a posição de titular do Enxuga Rato.

Em 1971 o presidente do River, médico Delson Castelo Branco, conseguiu junto ao futebol pernambucano a volta de Batista ao futebol piauiense. A torcida riverina fez festa para a maior contratação do ano.  

Mesmo com Batista no gol, o tricolor perdeu o título para o Flamengo no empate de 2 x 2 na decisão. Batista chegou a jogar no Flamengo do Rio de Janeiro por um período de experiência, ao lado do famoso Garrincha que na época estava atuando no clube da Gávea.

A homenagem a Batista no Estádio Belchior Barros, no bairro Matadouro, contou com as presenças de vários jogadores de épocas diferentes do nosso futebol, como Valdir, Panzilão, Décio Costa, Gringo, Xerife, Maninho,Ary,Batistinha,Zé Maria,Valdivino, Popó e muítos outros amigos de Batista. 

Presenças também de Alberino de Paula(Bero) que trabalhou como técnico do Piauí com Batista de goleiro; radialistas Severino Filho(Buim), Gilmar e Fontineli; Delson Castelo Branco e Sheila Castelo Branco, dirigentes do River; Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Atletas.

Para muitos piauienses, Batista foi a maior goleiro do futebol piauiense em todos os tempos.


Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais