Cidadeverde.com

Fortes recepciona parlamentares chineses em visita ao Senado

Imprimir

O Senador Heráclito Fortes, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, recebeu, nesta terça-feira, a visita de uma delegação de parlamentares chineses chefiada por Li Zhaoxing, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembléia Popular da China.

Durante a reunião com integrantes da CRE, Zhaoxing propôs a adoção de um mecanismo permanente de intercâmbio com o Senado brasileiro, nos mesmos moldes de um memorando firmado em 2006 com a Câmara dos Deputados. ?O intercâmbio entre os dois Parlamentos tem um papel insubstituível no desenvolvimento integral das relações bilaterais?, disse Zhaoxing.

O presidente da CRE, senador Heráclito Fortes, concordou com seu colega chinês a respeito de um maior relacionamento do Senado com a Assembléia Popular da China. Segundo ele, Brasil e China experimentam atualmente a melhor fase das relações bilaterais. ?A proposta é positiva e temos de levá-la adiante. Se já tínhamos uma aproximação com a China, a crise internacional determina que essa aproximação se intensifique?, afirmou Heráclito.

O presidente da comissão chinesa disse que esta era a sua sexta visita ao Brasil. Ele ressaltou que, apesar da distância entre Brasília e Pequim, os dois países têm muitas posições em comum - como a defesa de uma ordem internacional mais justa. Em sua opinião, a crise financeira internacional demanda um reforço no relacionamento Sul-Sul para que sejam salvaguardados os interesses dos países em desenvolvimento.

Zhaoxing disse que seu país observa com atenção a crise e que a economia chinesa cresceu 9,9% nos nove primeiros meses do ano. O maior problema de seu país, segundo informou, é a disparidade entre o campo e a cidade. Por isso, o governo de Pequim quer duplicar, até 2020, a renda dos camponeses.
 
Da redação com informações da assessoria
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: