Cidadeverde.com

Alho fortalece o sistema imunológico ajudando o corpo a combater doenças

Imprimir

A ANVISA, órgão que regulamenta a liberação de medicamentos no Brasil, aprovou a venda de produtos medicinais à base de alho. Para quem o consome em casa, é bom saber que o ideal é ingeri-lo cru, já que aquecido perde muitas de suas propriedades. Triture-o no liquidificador junto ao seu molho de salada preferido e use-o em diversos pratos.

1. Anticoagulante, o alho melhora a circulação sanguínea
O alho tem propriedades anticoagulantes, por isso, não deve ser consumido em excesso por mulheres grávidas, pessoas que já sofrem com problemas de coagulação (como os hemofílicos) ou quem passará por cirurgia em breve.

Seu poder de evitar a coagulação vem de seu alto teor de vitamina B, que diminui os níveis da homocisteína. Esse aminoácido está relacionado ao endurecimento dos vasos sanguíneos e a problemas cardiovasculares.

— Níveis elevados de homocisteína tornam o sangue mais espesso, o que pode levar à formação de coágulos.
— Aumenta o risco de o paciente sofrer uma trombose.
— Quando maior o nível de homocisteína, mais chances de sofrer de doenças nas artérias coronárias.

Consumir um alho em jejum diariamente e adotar hábitos saudáveis pode combater o problema.

2. O alho é um antibiótico natural

Este alimento é um antibiótico tão bom que até substitui o uso de medicamentos. Resfriados e gripes, por exemplo, não resistem ao bom e velho chá de alho com gengibre, mel e limão. Apesar das gripes e resfriados serem causados por vírus, a imunidade do corpo fica mais forte para expulsar esse agente patogênico. Também pode combater com mais força bactérias oportunistas e ajudar a combater inflamações leves.

3. O alho faz bem para o fígado
Acima de tudo, o alho é excelente para desintoxicar o organismo. Ajuda-nos a eliminar parasitas e toxinas, e até mesmo metais pesados, como o mercúrio. Outros de seus benefícios são:

— É rico em vitamina A, B e C, que fazem bem ao fígado.
— É anti-inflamatório, sendo saudável consumir um alho cru por dia se sofremos com o fígado gorduroso.
— Tratar os olhos inflamados, o rosto inchado e um sabor amargo na boca, por causa de um fígado sobrecarregado.

4. É um bom descongestionante
Sinusite, tosse e catarro podem ser tratados com infusões e outros remédios naturais feitos com alho, mel, limão, gengibre e eucalipto. Este alimento pode ser adicionado a xaropes no caso de tosse com secreção. Você também pode respirar o vapor de água liberado por infusões quentes de alho e eucalipto, para desobstruir as vias aéreas.

5. O alho cuida da nossa pele
As mulheres mais vaidosas vão gostar de saber que este alimento combate o envelhecimento precoce.

— É rico em antioxidantes, que nos permitem proteger e regenerar a pele.
— O alho estimula a renovação celular e combate a acne.

6. Reduz os níveis de colesterol
A alicina faz muito bem ao sistema cardiovascular, sendo estudada como coadjuvante no tratamento da pressão alta. Consumir um alho por dia pode diminuir o colesterol ruim em 9%. A Fundação Espanhola do Coração (FEC) recomenda incluir o alho na dieta não só para diminuir o colesterol, como também como remédio depurativo, antisséptico e antibacteriano.

7. Você sofre com anemia? O alho pode ajudar
A anemia pode ter causas alimentares, como a deficiência de ferro na dieta. O alho ajuda pacientes anêmicos, pois fortalece as defesas do organismo e nutre o sangue com diversas vitaminas e minerais.

8. Cuida de nosso sistema digestivo
Triture o dente de alho e misture-os a molhos e saladas para consumi-lo diariamente e você notará como a digestão ficará mais fácil. O alho estimula o ácido gástrico, por isso os alimentos podem ser processados adequadamente. Este alimento ajuda a melhorar o funcionamento do fígado e o pâncreas. Entretanto, pessoas com tendência a refluxo, gastrite, úlceras, azia e outros problemas estomacais devem moderar o seu consumo justamente porque aumenta a acidez do estômago. É essencial conhecer e respeitar as características do próprio corpo para ter uma vida equilibrada e saudável.

 

Fonte: Melhor com Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais