Cidadeverde.com
Geral

Carne suína como estrela para o cardápio de Natal; veja receitas

Imprimir


Está sem ideia para a ceia natalina? Que tal utilizar uma dessas receitas exclusivas desenvolvidas por alunos de
gastronomia que foram premiados em competições de culinária. O tema deste ano foi a utilização da carne de porco,
confira o ranking com as 5 melhores receitas e se inspire para o cardápio do Natal!


Medalhão de filé mignon suíno ao molho de redução de vinho com abacaxi e purê de banana da terra assada



Receita por Francisca Veloso, aluna DeVry Facid, piauiense e vencedora da edição 2017.

Ingredientes: 

400 gramas de filé suíno
Suco de limão
Suco de 1 tangerina
Lascas de pimenta dedo de moça
Pimenta do reino preta (a gosto)
Vinho branco seco (100ml)
1 fio de azeite de oliva
Alho
Alecrim
Páprica picante
2 Bananas da terra
Sal a gosto
Manteiga
Coentro
Bacon (40g)
Açúcar cristal
Abacaxi

Para o molho:

40g de bacon
2 colheres de açúcar cristal
300ml de vinho branco seco
Páprica doce (a gosto)
100g de abacaxi

Modo de preparo:
Filé:
Corte o filé em medalhões de aproximadamente 200g cada. Faça uma marinada: juntar o suco de limão, suco de tangerina, pimenta do reino preta, fio de azeite, lascas de pimenta dedo de moça, o vinho branco seco, alecrim e uma pitada de páprica picante. Reserve.

Purê de banana-da-terra assada:
Coloque as bananas em uma assadeira com alguns cortes, para que ela possa assar mais rápido. Deixe a 180 graus durante 25 – 30min. Deixe as bananas esfriarem. Esprema com espremedor. Coloque em uma panela junto com 200ml de leite, duas colheres de manteiga e coentro picado, sal e pimenta a gosto. Leve ao fogo e deixe ferver até criar uma consistência homogênea.

Molho: Frite o bacon na própria gordura. Despreze a gordura. Junte o vinho branco seco as duas colheres de açúcar, o abacaxi e a pitada de páprica doce. Deixe ferver até reduzir. Corte o alho poró, frite em óleo bem quente (use para dar um toque de sabor e decoração no seu prato).
 

Medalhão de lombo suíno com molho rústico de abacaxi, tangerina e pimenta dedo de moça acompanhado de farofa de bacon e biscoito cream cracker


Receita por Suelen Santiago, aluna DeVry Ruy Barbosa

Ingredientes:

Para o medalhão suíno:

1 Medalhão de lombo suíno de 3 a 4 centímetros de altura
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1/2 Limão
3 (colheres de sopa) Azeite de oliva

Molho:
1/2 Abacaxi
1/2 Tangerina
3 (colheres de sopa) Vinagre branco
1/4 Suco de limão
1 unidade Pimenta dedo de moça

Farofa:
1/2 Cebola picada
100g Bacon em cubos pequenos
5 unidades Biscoito cream cracker
3 (colheres de sopa) Manteiga
Sal à gosto

Modo de preparo

Lombo: Corte o lombo suíno em medalhões, tempere com limão, sal e pimenta do reino. Deixe marinar por 15 minutos. Retire da marinada e enxugue levemente os medalhões com um papel toalha para que não grude na frigideira. Esquente uma frigideira e adicione o azeite, sele o medalhão de ambos lados por 3 minutos cada. Aqueça o forno a 180°C. Em uma assadeira coloque o medalhão ao forno junto com o líquido que ficou na frigideira, por 5 minutos para finalizar o ponto da proteína. Deixe descansar por 5 minutos sobre a bancada.

Molho: Descasque o abacaxi, corte em cubos médios, adicione em uma panela com o suco de limão. Corte em brunoise a pimenta dedo de moça, adicione junto com o abacaxi a metade da pimenta cortada. Junte a panela, 3 colheres de vinagre branco. Misture e deixe reduzir em fogo baixo. Descasque a tangerina, e remova a pele em volta. Corte em cubos médios e reserve.

Assim que o molho estiver reduzido, amasse levemente o abacaxi com um amassador para extrair mais suco do abacaxi. Retire do fogo, junte o restante da pimenta e a tangerina cortada. Sirva em temperatura ambiente.

Farofa: Corte o bacon em cubos pequenos, refogue na manteiga junto com a cebola picada. Adicione a farinha de mandioca e mexa com um garfo, finalize com os biscoitos quebrados por cima da farofa, e misture. Adicione sal se necessário.
 

Filé de Suíno com crosta crocante, servido com purê de batata doce, pesto de ervas finas, geleia de pimentão vermelho e farofa de banana da terra


Receita por Eudes dos Santos, aluno da DeVry Unifavip

Modo de preparo

- Tempere o filé com sal e pimenta do reino e reserve em seguida grelhar na manteiga.
- Bata no liquidificador 1 pimentão com 1/2 abacaxi e leve ao fogo adicione 5 colheres de açúcar e leve ao fogo até dar consistência de geleia.
- Coloque a batata doce para cozinhar em uma panela com água até cobrir, quando estiver cozida retire a casca ainda quente coloque no processador de alimentos acrescente sal, manteiga e 1/2 xícara de leite bata até formar um purê bem macio em seguida coloque em uma panela pequena e leve ao forno para finalizar.
- Bata no liquidificador 2 ramos de alecrim, 2 ramos de manjericão, 2 ramos de salsa e 1/2 xícara de azeite e reserve.
- Corte a banana em cubos pequenos e doure com cebola e alho em seguida acrescente a farinha e corrija o sal.
- Para a crosta crocante faça uma farinha com bolacha salgada e acrescente o pesto de ervas.
 

File suíno grelhado como molho de vinho branco, purê de banana da terra, maionese de leite com alho e cebolinha e azeite verde


Receita por César Aguiar, aluno da DeVry FBV

Modo de preparo

Filé: Marine o filé no vinho branco com alho poró, pimenta do reino, cravo, sal, azeite, tomilho, Alecrim, cebola e suco de laranja. Deixe marinando por 40 minutos, em seguida sele o filé em todos os lados, deixe descasar por 7 minutos, depois leve ao forno por 10 minutos na temperatura de 120 C°. 

Molho de Vinho: em uma frigideira coloque o vinho, cebolas em rodelas grandes e açúcar, deixe reduzir até ficar num ponto de calda ralinha.

Maionese de leite com alho e cebolinha: no liquidificador ligado na velocidade baixa, coloque um copo de leite, meio dente de alho, uma pitada de sal, pimenta do reino, em seguida vá adicionando óleo aos poucos na forma de fio até ela ficar emulsificada, depois coloque cebolinha picada para dar sabor e bata por mas 5 minutos a maionese.

Azeite verde: coloque azeite no liquidificador e adicione coentro, bata até ficar homogêneo. 

Purê de banana da terra: cozinhe a banana até ela ficar mole, depois esprema com o espremedor de batata e em seguida tempere com sal e pimenta, e por último adicione uma colher de manteiga e um pouco de leite, deixe no fogo por mais 5 minutos em fogo baixo.
 

Medalhão suíno com crosta de ervas, arroz tropical com redução de tangerina


Receita por Natália Pereira, aluna da DeVry Metrocamp

Ingredientes

  • 300g de mignon suíno
  • 150g de Bolacha salgada
  • 50g Manteiga
  • Ervas (coentro, salsa, alecrim, cebolinha)
  • sal e pimenta
  • 50g Arroz
  • 1/4 de abacaxi
  • 1/2 talo de Alho poró
  • 1 unidade de cebola roxa
  • 2 unidades de Tangerina
  • 30g de Açúcar
  • 100ml de vinho branco

Modo de preparo

Para a crosta: misture a manteiga, ervas picadas, bolacha salgada e reserve. Sele o mignon temperado e corte em medalhões. Envolva na crosta e asse a 160°C por 15 min. Para a redução misture o suco da tangerina, o açúcar e o vinho branco. Para o arroz, cozinhe o arroz normalmente e reserve. Salteie na manteiga a cebola roxa em brunoise, o alho poró em juliele, o abacaxi em cubos pequenos e ervas. Junte esse salteado com o arroz já cozido.

Imprimir