Cidadeverde.com

Sorteio nesta quarta-feira define caminhos de brasileiros na Libertadores de 2018

Imprimir

Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Grêmio, Cruzeiro, Vasco e Chapecoense conhecerão nesta quarta-feira seus primeiros adversários na Copa Libertadores de 2018. 

Os sorteios dos grupos e da fase preliminar do torneio acontecem no centro de convenções da Conmebol, às 21 horas (de Brasília), em Luque, no Paraguai.

Para a fase de grupos, os times estão separados em quatro potes e distribuídos de acordo com o ranking da entidade sul-americana, estabelecido por meio de informações sobre o desempenho dos times nas últimas dez edições da Libertadores, o cálculo de um coeficiente histórico baseado em todas as participações da equipe no torneio e ainda na performance do time nas últimas dez edições dos campeonatos nacionais.

Quatro brasileiros estão no pote 1 do sorteio para a fase de grupos e serão cabeças de chave: Grêmio, atual campeão, Corinthians, campeão brasileiro, Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, e Santos, terceiro colocado no Nacional deste ano. 

Em função da regra de que não pode haver em um grupo dois ou mais clubes de um mesmo país (a não ser que o segundo venha da fase preliminar da Libertadores), Palmeiras e Flamengo, nos potes 2 e 3, respectivamente, estarão no grupo de uma das outras quatro equipes do pote 1: Boca Juniors, River Plate, Atlético Nacional e Peñarol.

Um eventual grupo com Palmeiras e Peñarol marcaria o reencontro das equipes que protagonizaram duelos marcantes da edição deste ano do torneio – foram duas vitórias palmeirenses de virada por 3 a 2 e confusão com briga generalizada na partida de volta, no Uruguai, pelo Grupo 5, em que o Palmeiras terminou em primeiro e os uruguaios foram os lanternas.

O Flamengo também pode ter um reencontro com expectativa de grande jogo na fase de grupos, se for sorteado na mesma chave que o Independiente, algoz dos cariocas na final da Sul-Americana deste ano. 

Isso se o time jogar a Libertadores, uma vez que a Conmebol ainda não definiu se punirá ou não a equipe rubro-negra pelas confusões no Maracanã na decisão contra o clube argentino.

Vasco e Chapecoense lutarão por vagas no pote 4 da fase de grupos. As duas equipes jogarão a fase 2 do estágio preliminar da Libertadores, que também terá os seus primeiros confrontos definidos nesta quarta-feira. 

Se passar desta fase, o Vasco poderá encontrar o Flamengo, do pote 3, no estágio de grupos. Vasco e Chapecoense podem se enfrentar da fase 2, já que estão em potes diferentes.

Pela segunda vez, a competição se estenderá ao longo de toda a temporada, fazendo com que algumas equipes tenham de, no caso das brasileiras, se prepararem ao mesmo tempo para até três grandes torneios: Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores.

A competição que começará em janeiro e tem previsão de terminar em novembro de 2018 deve ser também a última edição da Libertadores com jogos de ida e volta na final, já que a Conmebol estuda mudar o formato para partida única em campo neutro em 2019.

COPA SUL-AMERICANA – São Paulo, Atlético-MG, Fluminense, Botafogo, Atlético-PR e Bahia também conhecerão nesta quarta-feira seus adversários na Copa Sul-Americana. 

O sorteio que determinará os rivais destas equipes brasileiras na competição continental acontecerá logo depois da definição dos grupos da Libertadores.


Fonte: Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais