Cidadeverde.com

Defesa Civil Municipal antecipa ações de prevenção às enchentes em Teresina

Imprimir

A Defesa Civil Municipal de Teresina iniciou, neste mês de dezembro, ações de monitoramento das áreas de risco de enchentes em virtude do início do período chuvoso na capital. O objetivo é evitar ou minimizar os impactos dos possíveis alagamentos em Teresina. As áreas de risco das zonas Norte, Sul, Sudeste, Leste e Rural Sudeste receberam a atenção inicial. Ao todo, 294 pessoas foram atendidas no Residencial Pedro Balzi, Parque da Vitória, Parque Brasil, Parque Universitário e Loteamento Parque Bumerangue.

“Passado o período das queimadas, inicia o período chuvoso, com possíveis alagamentos. Começamos a visitar as comunidades com vistas a evitar danos maiores no futuro. O período de chuva inicia em janeiro e segue até maio, aproximadamente. A Defesa Civil já está preparada para reduzir os riscos de inundação”, garante Marcos Rolf, coordenador da Defesa Civil de Teresina.

O foco do órgão é fortalecer as ações preventivas para minimizar os riscos. “Em ação conjunta com a Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), realizamos o mapeamento de 56 comunidades na capital. Estamos de olho nos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que apontam a possibilidade de enchentes”, ressalta Marcos.

“Ao tempo em que torcemos para que o inverno seja forte e agracie o setor rural, também nos preocupamos com a situação de áreas de risco e locais onde pode haver desabrigamento, por conta da força das chuvas. A Defesa Civil tem se preocupado com as ações preventivas e de monitoramento para que tão logo, em acidentes, ela possa prontamente estar a postos para bem servir”, destaca Samuel Silveira, secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

A Defesa Civil Municipal de Teresina é vinculada à Semcaspi. A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do número 153.


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais