Cidadeverde.com

Câmara não vota Plano Diretor e impede chegada de R$ 10 milhões a Barras

Imprimir

A Câmara Municipal de Barras se reuniu nesta quinta-feira (21) em sessão extraordinária para colocar em votação, entre outras matérias, o Plano Diretor Municipal (PDM). Contudo, apesar de ter sido aprovado por unanimidade na primeira votação, os vereadores de oposição decidiram retirar o projeto de pauta.

A decisão em conjunto dos vereadores da oposição de não votar o projeto tem consequências danosas, pois permite que o município deixe de receber cerca de R$ 10 milhões provenientes de convênio com a Caixa Econômica e do ICMS ecológico.

De acordo com o vereador Matheus Lages, que é o líder do prefeito Carlos Monte na câmara, os parlamentares alegaram que faltavam coordenadas geográficas no Plano Diretor e por esse motivo devolveriam o documento para a prefeitura do município.

“Infelizmente, o plano diretor foi retirado de pauta. Porém, já havia sido votado em primeiro turno, por unanimidade.  E mais, não há essa exigência de coordenadas, pois pode ser regulamentado”, destacou o vereador.

Contudo, existe outra versão, a de que seria uma retaliação porque o prefeito não sancionou um projeto que ampliava o perímetro urbano da cidade. Se for apenas retaliação, o que se observa é que os vereadores estão colocando interesses pessoais acima dos interesses da cidade e a população precisa tomar conhecimento disso. Até porque eles participaram das reuniões de apresentação do plano e perceberam a importância do PDM para o crescimento e desenvolvimento da cidade.

Com a exclusão do Plano Diretor da pauta, os vereadores deixam claro que as  disputas políticas estão acima dos interesses do cidadão, segundo Matheus, tendo em vista que este documento é fundamental para o desenvolvimento planejado da cidade e para a atração de recursos públicos.

“Nós lamentamos muito, devido às perdas, inclusive financeiras, que podem chegar a 10 milhões. O povo barrense é o maior prejudicado. Destaca-se que o projeto foi debatido, na zona urbana e na zona rural, durante três meses. Sobre retaliação, não posso confirmar e não quero acreditar que seja isso”, comentou Matheus Lages.

SOBRE O PLANO

O Plano Diretor um instrumento básico do processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, um diagnóstico da realidade física, social, econômica, política e administrativa do município, incluindo zona rural e urbana.

Apresenta um conjunto de propostas para o desenvolvimento socioeconômico e para a organização do espaço físico, dos usos do solo urbano, das redes de infra-estrutura, enfim de todos os elementos fundamentais da estrutura urbana, para a cidade e para o município. São propostas  definidas para curto, médio e longo prazos, e  que hoje deve ser aprovada por lei municipal”, explica.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais