Cidadeverde.com

Adutora Serra Branca deve ficar pronta em 2018 e beneficiará 40 mil no Piauí

Imprimir


Uma obra hídrica vai melhorar a situação de 40 mil pessoas de nove cidades do Território da Serra da Capivara. Ontem (26) foi dada a ordem de serviço para a construção de 28 km do engate dos poços da Serra Branca aos sistemas da adutora do Garrincho. 

Serão beneficiados moradores das cidades de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, São Lourenço do Piauí, Bonfim do Piauí, Várzea Branca, Anísio de Abreu, São Braz do Piauí, Dirceu Arcoverde e Jurema. A adutora Serra Branca deve ser concluída no primeiro semestre de 2018

"Essa obra foi classificada como emergencial. Serão investidos quase R$ 15,5 milhões, recursos da Defesa Civil. A obra é de engate rápido, justamente, por sua forma de execução, pois na realidade, a fonte hídrica já existe que são os poços na Serra Branca. Em média serão construídos de 700 metros a 1 km por dia para interligar ao já existente sistema na adutora do Garrincho", explica Inaldo Guerra, diretor de revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf.

Para garantir a potabilidade da água serão construídos também um reservatório e estação de tratamento. 

O problema de falta d'água na região é grave. Atualmente, varias cidades da região são abastecidas por meio de caminhões-pipas. 

Inaldo Guerra acredita que a obra vai resolver em definitivo a situação do desabastecimento na região. Em entrevista ao Notícia da Manhã, ele citou ainda outras obras hídricas no Estado para sanar o problema da falta d'água.

"Nos últimos três anos, no programa Água Para Todos no Piauí e em 19 municípios do Ceará, que são de responsabilidade da Codevasf, foram investidos quase R$ 120 milhões, incluindo a instalação de 120 mil cisternas, 250 poços perfurados, 68 barreiros construídos. Essas ações visam o acesso a água", citou Inaldo Guerra. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais