Cidadeverde.com

Bovespa cai mais de 10% e pregão é suspenso

Imprimir

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) desabou 10,03%, o que acionou o mecanismo do "circuit breaker", que interrompe o pregão por meia hora. O temor de uma recessão global, e seus reflexos nos balanços corporativos, leva a uma nova jornada de nervosismo extremo nos mercados financeiros. A Bolsa informou que o pregão retorna às 17h48 e será estendido até as 18h18.

Trata-se da sexta vez que o pregão é interrompido desde o final de setembro. Pelas regras, no retorno das operações, o "circuit breaker" somente será acionado novamente quando o Ibovespa ficar 15% abaixo da pontuação de fechamento de ontem. Quando essa oscilação ocorre, o pregão é interrompido por uma hora.

Hoje, o dólar comercial fechou a R$ 2,382, o que representa um incremento de 6,76% sobre a cotação de ontem. Em um dia de disparada das taxas, o Banco Central interveio por três vezes no mercado de câmbio. Pela manhã, perto do meio dia, a autoridade monetária realizou um leilão de venda de dólares, com queima de reservas. Nessa operação, o BC não informa o volume financeiro movimentado, mas tão somente a taxa pela qual aceitou vender moeda: R$ 2,3560 (a taxa de corte).

Pouco mais tarde, a instituição realizou o leilão de "swap" cambial programado desde ontem. O BC ofereceu 10 mil contratos de "swap", que vencem em dezembro, mas o mercado somente tomou 4.330 contratos. Menos de uma hora depois, às 13h30, o BC voltou à carga, oferecendo outros 6 mil contratos de "swap" cambial.

As Bolsas européias encerraram os negócios com fortes baixas, a exemplo de Londres (queda de 4,46%) e Frankfurt (retração de 4,45%). No epicentro da crise, a Bolsa de Nova York sofre perda de 5,09%.

 
Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: