Cidadeverde.com

Sarah Menezes sagra-se campeã mundial de judô

Imprimir
A judoca piauiense Sarah Menezes (até 48kg) venceu Derya Cibir, da Turquia, na disputa pela medalha de ouro no Campeonato Mundial Júnior, e ficou com o título do torneio disputado em Bangcoc, na Tailândia. Pela primeira vez na história, um piauiense conquista o título mundial de qualquer modalidade esportiva, ainda que em categorias de base. É a conquista mais importante do judô estadual desde a chegada da modalidade no Piauí, mais de 30 anos atrás.
 


Sarah encarou na decisão a turca Derya Cibir, e prometeu o que havia cumprido horas antes do combate: vencer, e de Ippon. Ela não precisou nem de metade dos quatro minutos de combate para aplicar um golpe conhecido como ulchimata e encerrar a luta., com 2min23seg de combate. A japonesa Yumi Asaka, vencida pela piauiense na semifinal com waza-ari, e a holandesa Glynis Rojot, ficaram com o bronze. Alexandra Podryadova, do Cazaquistão, perdeu a semifinal e acabou derrotada também na disputa do bronze, acabando em quinto lugar.

Para chegar até a semifinal, Sarah estreou contra a venezuelana Maria Velazquez, campeã do Pan-Americano deste ano, mas na categoria até 44kg. A vitória foi de Ippon, assim como nas duas lutas seguintes. Contra Kelly Edwards, da Grã-Bretanha, Ippon com 30 segundos de luta para eliminar a 12ª do ranking europeu e bronze no Campeonato Europeu Júnior deste ano. Na seqüência, novo Ippon contra Kristina Vrsic, da Eslovênia, atual campeã européia, mas na categoria até 44kg, e campeã do aberto de Praga (República Tcheca), na até 48kg.

Sarah foi a primeira mulher piauiense a representar o Brasil em Jogos Olímpicos, competindo em Pequim no último agosto, quando acabou eliminada na primeira rodada. Da mesma forma ocorreu em 2006, na República Dominicana, quando disputou seu primeiro Mundial Júnior. O melhor resultado de um piauiense em competições internacionais até então havia sido naquele ano, com Benito Mussolini Neto (até 66kg), que terminou na sétima posição.

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: