Cidadeverde.com

Governo fará entrega de veículos 4x4 para fiscalização ambiental

Imprimir

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), fará a entrega de nove viaturas, nesta quinta-feira (4), às 11h, no Palácio de Karnak. Os veículos serão utilizados para garantir maior agilidade no combate a crimes ambientais no Piauí e contam com equipamentos de rádio de comunicação, sinalizadores luminosos intermitentes, sistema de alto falantes e sonorização para abordagens a pessoas e veículos durante as ações de fiscalização ambiental.

A entrega das viaturas será feita com a presença do governador Wellington Dias, do secretário de Estado do Meio Ambiente, Ziza Carvalho e pelo superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé. Serão seis novas viaturas, sendo cinco com tração 4x4, equipadas com rádio de comunicação; uma para utilização em ocorrências consideradas de emergências ambientais, ou caracterizadas pela exposição ou dano ao meio ambiente provocado por produtos químicos de forma intencional ou não, capazes de alterar, significativamente, as propriedades do meio atingido.

A viatura para atendimento de ocorrências emergenciais também vem equipada com sinalizadores luminosos intermitentes, sistema de alto falantes e sonorização para comunicação durante as ações, além de equipamentos específicos de monitoramento ambiental como drone; medidor de risco de explosão; detectores de gases tóxicos (ácidos e fumaça); medidor de oxigênio da água; medidor de Ph; medidor de turbidez; fotoionizador de Compostos Orgânicos Voláteis.

De acordo Carlos Moura Fé, o governador irá oficializar a cessão de duas viaturas 4x4 usadas para o Batalhão de Polícia Ambiental a serem utilizadas em ações ostensivas para combate aos crimes ambientais em todo o território do Estado do Piauí. Além disso, também será feita a cessão de uma viatura 4x4 usada, para a Delegacia de Crimes Ambientais a ser utilizada em ações de apuração penal de crimes.

“As viaturas irão garantir maior agilidade e segurança para as ações ambientais, desenvolvidas pelos auditores fiscais ambientais do Piauí. Recebemos muitas denúncias que requer a utilização de carros 4x4, capaz de enfrentar qualquer tipo de terreno. Além disso, os veículos estão equipados com tecnologias que aprimoram o monitoramento ambiental”, ressalta o secretário Ziza Carvalho.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Semar