Cidadeverde.com

ATI atendeu mais de 20 eventos em 2017 com pontos de internet livre

Imprimir

Em 2017, a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) apoiou e fomentou a realização de diversos eventos culturais com a instalação de 25 links temporários de internet, tanto para funcionamento de serviços do estado durante as festividades como para uso da população e público em geral.

Entre os principais, destacam-se o Festival da Rabeca, realizado no município de Bom Jesus, os 194 anos da Batalha do Jenipapo em Campo Maior, Canyon Fest Poti na cidade de Castelo do Piauí, a primeira edição da Ópera da Serra da Capivara e a 67º Exposição Agropecuária do Estado (Expoapi).

O Festival de Inverno do Pedro II, evento reconhecido por trazer ao Piauí expoentes da música nacional e internacional, também conta com o apoio da ATI desde 2016. Segundo o prefeito da cidade, Alvimar Martins, uma das principais solicitações do público é a internet nas praças onde os shows acontecem no município.

Internet Livre nos municípios
Atualmente, 65 pontos de internet livre estão disponíveis em 14 municípios piauienses para uso da população em locais com grande fluxo de pessoas como bibliotecas, parques e praças. Sariny Leão atua no ramo da hotelaria e assessoria em Parnaíba. A assessora conta que às vezes se encontra na rua e precisa responder aos clientes sobre pedidos de reserva de quarto ou outro tipo de serviço. “Nessas horas preciso da internet, pois nem sempre meu pacote de dados móveis está ativo e não posso deixá-los [os clientes] na mão”, explica.

Usar o serviço de conectividade virou rotina no dia a dia de Sariny. “Ela vem me ajudando na comunicação com amigos e clientes, na diversão, pesquisas e negócios, a internet livre é um projeto que acrescenta informação, acesso ao mundo virtual e aproximação ao mundo real, é uma bela iniciativa do estado”, comenta.

A equipe técnica da Agência de Tecnologia realiza o monitoramento do acesso diariamente e divulga mensalmente um ranking do total de conexões por local. O mês de dezembro do ano passado registrou 228.092 conexões, sendo 43.676 em Piripiri.

Conforme o monitoramento da ATI, 2.676.688 conexões foram realizadas em todos os pontos de internet livre espalhados pelo estado, total de quase 3 milhões só em 2017. O monitoramento teve início ainda em 2016, no mês de maio, ou seja, em 20 meses somam-se 3.776.636 acessos a partir da rede de internet do Governo do Piauí, praticamente quatro milhões.  

Os municípios que contam com conectividade livre são Teresina, Cocal dos Alves, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Guadalupe, Curralinhos, Piripiri, Parnaíba, Guaribas, Luzilândia, Paes Landim, Canto do Buriti, Marcos Parente e São Raimundo Nonato.

Piauí Conectado
Os pontos de internet existentes integrarão o Piauí Conectado, projeto em fase de licitação que visa universalizar o acesso à internet, interligando com uma rede de dados as unidades administrativas, possibilitando ainda a oferta de serviços como o Ensino à Distância, a Telessegurança com câmeras de monitoramento nas cidades, a Telemedicina com envio de exames dos postos de saúde do interior para Centrais de Laudos na capital e acesso a diversos outros serviços eletrônicos do Governo do Estado, facilitando a rotina do piauiense.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: ATIinternet