Cidadeverde.com

Venezuela: 'Não posso falar', diz brasileiro expulso

Imprimir

O designer gráfico Jonatan Moisés Diniz, de 31 anos, que estava preso na Venezuela, confirmou ao G1 na manhã deste domingo (7) via Facebook que foi libertado na tarde de sábado (6). "Infelizmente não posso dar mais detalhes agora de como estou, onde estou ou o que passou lá, para preservar minha segurança pessoal", afirmou. Ele mora nos Estados Unidos e a família dele vive em Balneário Camboriú, no Litoral catarinense.

No sábado (6), o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, informou por meio de sua conta no Twitter, que Jonatan foi expulso da Venezuela. A prisão foi anunciada pelo militar e político venezuelano Diosdado Cabello, em seu programa de televisão no dia 27 de dezembro. Ele acusa o brasileiro, que atualmente mora nos Estados Unidos, de presidir uma ONG de fachada, e de ser, na verdade, membro de uma organização criminosa. Outras três pessoas, todas venezuelanas, também teriam sido presas.

A mãe de Jonatan, Renata Diniz ainda não conseguiu conversar com ele desde que receberam a informação de que ele estava detido. "Tudo o que sabemos é que ele embarcou em um voo para Miami, porém este não seria seu destino final. Estão resguardando a integridade dele, por isso não falaram se fica lá ou vem ao Brasil. Estamos também ansiosos por uma posição", afirmou a mãe.

Porém, ela se disse aliviada com as recentes notícias. "De toda forma, muito feliz em saber que ele está fora da Venezuela", declarou. O Itamaraty é que atualiza a família sobre a situação de Jonatan.

Prisão e expulsão
O ministro não deu detalhes sobre a situação de Diniz. De acordo com a GloboNews, o Itamaraty foi informado que, após a libertação, ele embarcou em um voo da American Airlines com destino a Miami.

Nos últimos dias, o Itamaraty vinha relatando dificuldades para obter do governo venezuelano informações sobre o paradeiro e a situação de Diniz.
O episódio ocorreu poucos dias depois do início de uma crise diplomática entre os dois países. Em dezembro, o governo brasileiro criticou o governo de Nicolás Maduro que, em resposta, expulsou o embaixador brasileiro em Caracas.

Brasileiro vive nos EUA
Jonatan é natural de Ijuí, no Rio Grande do Sul, e vive há pelo menos um ano em Los Angeles. Antes ele morava em Balneário Camboriú, onde ainda hoje vive sua família.

O irmão de Jonatan, Juliano Diniz, de 34 anos, disse que a família foi informada sobre a prisão por uma amiga do designer gráfico. Segundo ele, Jonatan estava no país havia uma semana, para fazer doações a crianças carentes.

Em entrevista ao G1 no dia 30 de dezembro, Juliano classificou a acusação de que o irmão seria presidente de uma ONG de fachada chamada Time for Change de "sem fundamento".

“Não existe ONG nenhuma, falaram dessa ONG só pra incriminar. Ele tinha um grupo de amigos, que conheceu na época que morou lá, e que se deram esse nome, o Jonatan que criou, mas não é uma ONG, não tem CNPJ, nada, é um grupo de ajuda”, afirmou, na ocasião.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais