Cidadeverde.com

Deputado afirma que manifestações expõem "injustiça" contra Lula

Imprimir

O deputado João de Deus (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí, afirmou que o PT no Estado, assim como pelo resto do Brasil, está preparando uma manifestação para o 24 e também para o dia 25, após o julgamento do ex-presidente Lula (PT), para ratificar a candidatura do petista à presidência. João de Deus afirmou que esse é um entendimento do PT em todo o país, que será reforçado no ato, independente da sentença.

No dia 24 deste janeiro, acontecerá o julgamento de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.  A corte vai julgar em segunda instância o chamado processo do tríplex, da Operação Lava Jato, no qual Lula foi condenado em julho a nove anos e meio de prisão. 

Dentro do próprio PT, existe o entendimento de que o julgamento já está definido e de que a condenação será mantida ou terá até a pena ampliada. João de Deus lamenta a decisão e diz que justamente por isso, o partido continua se organizando para fazer força contra a decisão que ele considera equivocada. Para ele, os atos servem para reforçar a ideia de injustiça contra o o ex-presidente.

“Lamentavelmente, porque juízes têm se manifestado de que não é uma prática republicana, um juiz se manifestar fora dos autos, através da mídia, já dizendo qual o seu pensamento em relação a determinadas situações. Em relação ao caso do Lula, mais ainda, isso está muito claro. As mesmas forças que atuaram para cassar a presidenta Dilma, elas agem agora para impedir o retorno do PT através do presidente Lula ao comando do país. Nesse sentido o PT está mobilizando a sociedade, o mundo inteiro, as lideranças de vários outros países para o dia 24 para acompanhar esse julgamento”, defendeu o deputado.

Ele salienta que haverá uma grande manifestação. “Vamos fazer uma grande manifestação aqui e no dia seguinte, depois do dia 24, vamos fazer outra para tomar uma decisão que já está posta, que é ratificar a candidatura do ex-presidente e o partido vai tomar todas as decisões no sentido de recorrer à decisão tomada”.

De acordo com o parlamentar, o TRF 4 chegou a publicar uma nota dizendo que se Lula  fosse condenado, não seria preso. “A nota, logicamente, foi o Tribunal preocupado com as manifestações que estão ocorrendo no Brasil inteiro. E está cada vez mais claro, inclusive vários juristas têm avaliado essa sentença e tem se manifestado (contra a decisão). Por um lado colocar o perigo que temos. Você imagina se o juiz de determinada cidade achar que ele não tem que seguir a lei para condenar alguém e apenas tem que seguir suas convicções, que democracia é essa?”

João de Deus diz que as manifestações dão muito efeito, pelo fato de “expor a injustiça”. “Para que a sociedade chegue as suas conclusões, para que a gente possa fazer com que o poder judiciário faça uma reflexão séria, porque tirar Lula do páreo pura e simplesmente não gostamos ou porque eu tenho minha convicção mas não tenho prova, é uma atentado a democracia brasileira”. 

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais