Cidadeverde.com

Majestades do Carnaval de Teresina serão escolhidas de 17 a 19 de janeiro

Imprimir

Já em clima de carnaval, nesta semana serão eleitas as novas majestades da folia de momo em Teresina. Nos dias 17, 18 e 19 serão escolhidos, respectivamente, o Rei e Rainha com Deficiência, Rei e Rainha da Terceira Idade, e Rainha Trans. O evento acontece no espaço de eventos 2, do Teresina Shopping, próximo à lotérica.

Os candidatos a Rei e Rainha com Deficiência farão um ensaio geral, na quarta-feira (17), às 8 horas, no Teresina Shopping. “O carnaval é um momento festivo, uma data tradicional no nosso calendário. Particularmente, em Teresina, temos a especificidade do acolhimento do carnaval da terceira idade, da pessoa com deficiência e da rainha trans. Entendemos que na medida em que trazemos esse público ao evento, também damos mais autoestima para eles, fazendo um momento festivo, mas também cultural”, declara Samuel Silveira, secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Os candidatos para Rei e Rainha da Terceira Idade do Carnaval de Teresina em 2018 foram pré-selecionados no dia 5 de janeiro, no pátio da Semcaspi. Quatro homens e quatro mulheres assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foram escolhidos. Eles se apresentarão em dupla para a seleção final, que acontece no dia 18 de janeiro.

“A seleção de um casal de idosos traz para eles uma questão que é essencial: viver. Não é participar por participar. É sabendo que eles têm autonomia, possuem o direito de decidir e também o direito de escolher. A maior importância da participação dos idosos está em mostrar que eles são capazes”, declara Silvana Bacelar, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI).

A escolha da Rainha Trans de Teresina 2018 acontece no dia 19 de janeiro. Às 8 horas, as candidatas participam do ensaio geral, no Teresina Shopping, mesmo local onde se dará a escolha, que será às 19h. O concurso para eleger a Rainha Trans acontece pela segunda vez na capital.

“A escolha das majestades é uma festa cultural; um evento que envolve alegria, trabalha a autoestima e mexe com a própria qualidade de vida, fazendo as pessoas se sentirem empoderadas. Mostra que não é porque se tem determinada limitação ou idade que precisa deixar de viver”, conclui Suelenia Barros, gerente de Proteção Social Básica (GPSB) da Semcaspi.

 

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais