Cidadeverde.com

Aprenda o jeito certo de respirar quando corre e adquira benefícios

Imprimir

Respirar do jeito certo durante o treino de corrida é tão importante quanto o exercício em si. E apesar de ser um ato involuntário do nosso corpo, muita gente o faz de maneira equivocada, o que pode causar danos. O jeito correto de respirar, pelo nariz ou boca, é algo que varia de acordo com cada necessidade e organismo. Em matéria publicada pelo site Sua Corrida, o treinador César Augusto de Oliveira, contou que aprimorar o jeito como você inspira e expira o ar é fundamental para eficácia do treinamento. “Ter a capacidade de suprir essa demanda aprimora o desempenho na corrida. Conforme o esforço fica mais intenso, o controle respiratório se torna mais difícil”, comenta o especialista.

Como respirar corretamente durante a corrida
 

Use a boca para respirar
Normalmente usamos o nariz para respirar, mas quando estamos correndo, a melhor maneira de fazer isso é respirando pela boca. Essa é a melhor forma de inalar mais oxigênio e liberar mais dióxido de carbono para fora dos pulmões.

 

Respiração curta e superficial
A respiração profunda e prolongada só irá atrapalhar o desempenho do exercício. Procure fazer respirações mais rápidas, curtas e superficiais.

Entretanto, caso tenha dificuldade em respirar enquanto, por exemplo, sobe ladeiras, procure parar um pouco, se encostar em algo e fazer respirações mais profundas e prolongadas para ajudar na recuperação do ritmo respiratório.

 

Velocidade constante
Procure um tempo de corrida que seja fácil de manter o ritmo de respiração. Tente fazer os passos sincronizados com a forma que respira.

 

Respiração abdominal
Não utilize apenas o tórax para respirar. Para fazer o processe de forma correta e conseguir inalar ainda mais oxigênio, aprenda a usar a barriga ao seu favor. Para tentar realizar o procedimento, deite-se em algum lugar, inspire até que a barriga fique “inchada” e expire até ela murchar. Repita a mesma técnica durante a corrida.

 


Fonte: Remédio Caseiro

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais