Cidadeverde.com

HU receberá aparelho para radioterapia e deve reduzir fila de espera

Imprimir

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) receberá um aparelho de radioterapia – Acelerador Linear de Partículas - quem tem como objetivo ajudar na redução da fila de espera dos pacientes com câncer. 

O aparelho será entregue pelo Ministério da Saúde e faz parte de um pacote de 140 máquinas que serão distribuídas aos hospitais universitários pelo país. 

Além do aparelho, o Ministério disponibilizará um bunker, estrutura onde o equipamento será instalado. A aquisição do Acelerador Linear de Partículas é fruto de vários acordos junto ao órgão federal. As tratativas se iniciaram ainda em 2015, a partir de projeto de conciliação em Políticas Públicas desenvolvido pela Justiça Federal, que culminou, em maio de 2016, na instalação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), onde será posto o aparelho. 

“É uma grande conquista da comunidade do HU-UFPI que luta para atingir um grau mais elevado de excelência na prestação de serviços assistenciais e acadêmicos”, analisa o médico José Miguel Parente, Superintendente do Hospital.

 

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais