Cidadeverde.com

Programa treina educadores para formar alunos emocionalmente saudáveis

Imprimir

A Secretaria Municipal de Educação está realizando o curso de capacitação com educadores da Escola Municipal Eurípedes de Aguiar oferecido pelo Programa Escola da Inteligência.  O objetivo é munir os professores de ferramentas para que eles possam formar alunos emocionalmente saudáveis. O treinamento acontece no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, na zona Norte de Teresina.

Segundo Mariana Simão, instrutora da capacitação, a atuação da Escola da Inteligência já conseguiu mudar o cenário da educação pública em vários locais. “Com apenas uma hora/aula por semana as crianças aprendem a lidar com as emoções, a respeitar os outros e a pensar antes de agir. Entre os principais resultados estão o salto na qualidade do ensino e da aprendizagem, redução da evasão escolar e melhoria no comportamento dos alunos”, explica. 

Irene Lustosa, secretária executiva de ensino, explica que a capacitação dos educadores trará bons resultados. “Um dos benefícios do programa é ajudar a aproximar a família da escola, além de melhorar o relacionamento entre professor e aluno. Este ano estamos iniciando e as expectativas são positivas, acreditamos que a ação contribuirá para a elevar a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirma. 

O projeto foi idealizado pelo médico psiquiatra e escritor Augusto Cury e utiliza material didático multidisciplinar com personagens infantis para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, capazes de melhorar as relações interpessoais de alunos, professores e pais. No Brasil, 200 mil alunos de diversas instituições fazem parte da Escola da Inteligência.

Este ano a Semec elaborou ainda cartilhas de orientação específicas para professores, alunos e familiares. O objetivo é manter um diálogo direto, aproximando cada vez mais  escola e família.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais