Cidadeverde.com

Carnaval: doações de sangue caem em até 30%; Hemopi reforça campanha

Imprimir

O Carnaval é um dos períodos em que a demanda por sangue aumenta e, inversamente, o número de doações cai em até 30%. Para evitar baixa no estoque, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) tem reforçado as campanhas de doação.

"Estamos vindo de janeiro, mês em que as doações diminuem significativamente devido ao período de férias escolares. Por isso, estamos conclamando a população para que possam doar. Quem tem 18 a 69 anos ou se forem menor idade que venham com os responsáveis legais até o Hemopi", conclama Jurandir Martins, diretor do Hemopi.

Para doar é preciso levar um documento de identificação oficial com foto. Em Teresina, o Hemopi funciona de segunda à sábado, das 15h às 18h, inclusive nos feriados. No interior do Estado, nas cidades de Picos, Floriano e Parnaíba, os hemocentros regionais funcionam de segunda à sexta-feira. 

"Para que a gente tenha um bom estoque para o Carnaval é preciso que a população doe no período anterior, para que possamos fazer alguns exames. Temos uma dificuldade ainda maior para ter um estoque de plaquetas que são os insumos nobres do sangue e tem um período curto de validade, apenas cinco dias úteis. Então, temos que ter doadores todos os dias para que tenhamos estoque de hemácias e plaquetas para atender toda a demanda do Estado", frisa Jurandir Martins.

Na Capital, o Hemopi fica situado na Rua 1° de Maio, 235/Sul, próximo ao Hospital Getúlio Vargas.

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais