Cidadeverde.com

Faculdade tira dúvidas de candidatos a bolsas do Prouni

Imprimir

As instituições privadas de ensino superior do Brasil estão oferecendo um número recorde de bolsas para o Prouni neste semestre. São 242.987 oportunidades em 2.976 instituições privadas de ensino superior. As inscrições, iniciadas no dia 6 vão até a próxima sexta-feira, 9 de fevereiro, exclusivamente pelo site http://siteprouni.mec.gov.br. São oferecidos dois tipos de bolsa, integral e parcial (50%), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

No Piauí, a DeVry | Facid é uma das Instituições credenciadas ao Prouni, e oferece 705 bolsas, sendo 16 integrais e 689 parciais. A Faculdade, que desde o ano passado passou a oferecer uma assessoria gratuita aos candidatos do Prouni com dúvidas, dispôs novamente um setor preparado para receber alunos que ainda tenham dúvidas sobre como realizar a Inscrição. Larisse Ciríaco, do Setor de Admissões da Instiuição de Ensino, relata que a maioria das dúvidas são relacionadas à documentação e comprovação de renda familiar. A assessoria prestada pela Faculdade é gratuita e vai até a data de encerramento da inscrição, dia 9 de fevereiro, em horário comercial.

As inscrições no Prouni levam em conta as notas dos candidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A divulgação da primeira chamada ocorre dia 14 de fevereiro e matrículas começando no dia seguinte. Já os nomes selecionados na segunda chamada devem ser divulgados em 2 de março. *Como Participar:* Para participar é necessário ter tirado no mínimo 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) e não ter zerado a redação.

Só podem integrar o programa aqueles estudantes que se encaixarem em pelo menos uma das seguintes situações: - cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; - cursado o ensino médio completo em escola privada, mas como bolsista integral; - cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada, mas como bolsista integral; - Possuir alguma deficiência; - ser professor da rede pública de ensino.

Tipos de bolsa

As bolsas integrais se destinam aos candidatos cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda 1,5 salário mínimo. Já as parciais, de 50% da mensalidade, são voltadas aos estudantes com renda familiar bruta mensal per capita inferior a três salários mínimos.

Onde e como se inscrever

O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição, gratuita e feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. Para concorrer às vagas, o candidato deve informar o número de inscrição no Enem de 2017 e a senha mais recente usada no Enem. No momento da inscrição, o candidato faz, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

O Prouni e o Enem

Pode ser candidato ao Prouni do primeiro semestre de 2018 o estudante que participou do Enem de 2017 e obteve no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame, além de nota na redação que não tenha sido zero. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores. Os resultados do Enem são usados como critério na distribuição das bolsas de estudo. Isto é, as bolsas são concedidas conforme as notas obtidas pelos estudantes no exame.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais