Cidadeverde.com

Balé da Cidade faz 25 anos e apresenta espetáculo na Casa da Cultura

Imprimir
  • bale_(4).jpg Divulgação
  • bale_(3).jpg Divulgação
  • bale_(2).jpg Divulgação
  • bale_(1).jpg Divulgação

O tradicional Balé da Cidade de Teresina completa, neste ano, 25 anos de atuação. Para dar início às celebrações de aniversário, a companhia de dança inicia nesta sexta-feira (23), uma programação especial na Casa da Cultura. Logo mais, às 18h, será lançado o projeto 6ª às 6. 

O 6ª às 6 será realizado até junho em uma sexta-feira de cada mês. Hoje o projeto terá a apresentação do espetáculo “Roça”, de Soraya Portela. “Fala sobre as maneiras como o corpo se relaciona e terá interação com o público”, adianta Chica Silva, diretora do Balé da Cidade. O evento será gratuito. 

O Balé da Cidade é uma das mais tradicionais companhias de dança de Teresina. Diversos bailarinos renomados participam ou já participaram do grupo.  O Balé, inclusive, já circulou pelo Brasil em vários festivais e projetos e recebeu prêmios importantes reconhecendo seu trabalho artístico.

“25 anos é muita coisa. Estou há 12 anos na companhia. O Balé da Cidade fomenta um grupo muito extenso porque a dança até então esta ficando muito visada. A nossa dança contemporânea tem caminhos que a gente não consegue entender no sentido de entender que o corpo sobrevive e respira essa alma dançante”, disse a diretora geral da companhia, Chica Silva. 

Diretora do Balé da Cidade, Chica Silva.

A companhia de dança irá realizar, a cada mês, pelo menos uma atividade diferente. Será um momento de apresentar para a cidade seus espetáculos, experiências novas, ocupar espaços culturais e dialogar com o público. 

Na próxima segunda-feira (26) o Balé será atração do aniversário de 32 anos da Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Às 9h30 o grupo se apresenta na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina.

No dia 9 de março, os bailarinos participam de uma homenagem à arqueóloga Niède Guidon, na Serra da Capivara, com o espetáculo “Fuga”. 

Já nos dias 15 e 16 de março, para iniciar a programação de temporadas, o grupo se apresenta
“onde tudo começou”: no Teatro do Boi, a primeira sede da companhia. Os espetáculos apresentados serão “Só Não falamos a mesma Língua”, de Nazilene Barbosa e Quase, de José Nascimento. 

O Balé da Cidade tem direção geral de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo e Carla Fonseca, como ensaiadora. O elenco é composto por Adriano Abreu, Felipe Rodrigues, Hellen Mesquita, Jeciane Sousa, José Nascimento, Natália Nascimento, Samuel Alvís, Amanda Oliveira, Irislene Mesquita, Andressa Milena e Marcos Araújo. A secretária é Julianne Ferreira e  produção de  Amanda Oliveira. 

O Balé da Cidade é mantido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal Monsenhor Chaves. 

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais