Cidadeverde.com

Vila Bairro Segurança realiza primeira ação em Teresina

Imprimir

O Vila Bairro Segurança iniciou as ações em Teresina, na noite dessa quinta-feira (22). Os projetos Blitz Sufoco e Teresina Protege, da frente de Proteção, realizaram as primeiras atividades no entorno dos 13 bairros que compõe o Lagoas do Norte. 

Segundo Denis Lima, gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito da Strans, que faz parte do programa, na primeira ação do Blitz Sufoco foram realizadas 275 abordagens; 21 notificações por infrações de trânsito; 14 remoções de veículos; além da recuperação de uma motocicleta roubada. “O condutor que teve seu veículo removido por questão de licenciamento deve se dirigir até o Detran, regularizar a situação e, em seguida, poderá ter a liberação do veículo”, informa o gerente. 

A Blitz Sufoco é um projeto de desarmamento e controle de condutores embriagados, além do controle do consumo de drogas. Nas operações estão a Guarda Municipal; equipe de Fiscalização da Strans; Polícia Militar; DETRAN; Delegacia do Silêncio; Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA). 

“Iniciamos muito bem esse grande programa, que reúne todos os órgãos envolvidos na segurança, direitos humanos, trânsito e fiscalização. Sem dúvida, uma grande iniciativa que renderá bons frutos para nossa capital”, afirma Samuel Silveira, secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). 

Já nas ações do Teresina Protege, duas menores de idade, de iniciais L.B.L E e J.R.S.C, ambas de 17 anos, foram flagradas consumindo bebidas alcoólicas. “As adolescentes estavam consumindo álcool em bares e os respectivos delegados despacharam os encaminhamentos da situação, para as delegacias competentes. Os donos dos estabelecimentos foram conduzidos à Central de Flagrantes”, detalha Rafael Frota, gerente executivo da Semcaspi. 

Ao todo, foram 10 conduções à Central de Flagrantes. “Uma pessoa foi conduzida por está com uma motocicleta roubada e as outras nove por estarem envolvidas no consumo de bebida alcoólica por menores de idade”, completa Samuel Silveira. 

O Teresina Protege tem como área de atuação um raio de 100 metros dos bares com registro de homicídios na região dos 13 bairros que compõe o Parque Lagoas do Norte. “O que fundamentou ambos os projetos foi um estudo realizado pela Semcaspi. Ele aponta que 60% dos homicídios que ocorreram no período de 2013 a 2016 foram no entorno de bares”, explica Débora Ferraz, assessora de Políticas Integradas da Semcaspi.
 

O Vila Bairro Segurança é um projeto da Prefeitura de Teresina, conduzido por meio da Semcaspi, e tem o intuito de contribuir com a segurança pública municipal da capital. Os 13 bairros assistidos pelo projeto são: Acarape, Aeroporto, Alto Alegre, Itaperu, Mafrense, Matadouro, Mocambinho, Nova Brasília, Olarias, Parque Alvorada, Poti Velho, São Francisco e São Joaquim.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais