Cidadeverde.com

Ministro do STF vem ao Piauí e abordará corrupção eleitoral em evento do TCE

Imprimir

Foto: Felipe Sampaio/STF

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), estará em Teresina para participar do I Simpósio de Inteligência Institucional do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A programação inclui palestras sobre delação premiada, técnicas especiais de investigação e enfrentamento do crime organizado e corrupção nas eleições, entre outros temas. O objetivo é discutir o uso da inteligência institucional como ferramenta de combate à corrupção.

"O simpósio é uma forma de gerar conhecimento sobre crimes na gestão pública e, assim, aperfeiçoar as ferramentas de combate à corrupção no país. Essa é uma contribuição a mais do Tribunal no esforço dos órgãos de controle externo para o combate à corrupção”, destacou o conselheiro Olavo Rebelo, presidente do TCE-PI

O evento começa às 9h desta segunda-feira (26) com explanação sobre uso da tecnologia nas ações de controle externo e apresentação do concurso do TCE-PI para seleção de um aplicativo que será utilizado no combate à corrupção. A abertura oficial do evento ocorrerá quarta-feira (28), também às 9h. 

O evento prossegue até 2 de março, com uma série de palestras sobre a aplicação da inteligência institucional no combate à corrupção na gestão pública, tendo como temática central “os aspectos teóricos e práticos da Inteligência Institucional e o uso de dados para a produção do conhecimento e o combate à corrupção”. 

Técnicos dos TCEs de todo o país- que integram a Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo (Rede InfoContas), juízes federais, procuradores federais, promotores de Justiça e autoridades de renome nacional no controle externo, além de personalidades como o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), participarão do evento. 

“Vamos discutir meios de aperfeiçoar o controle externo a partir da cooperação e integração dos diversos órgãos de controle nas ações contra desvios de recursos e outros crimes envolvendo a administração pública", destacou José Inaldo de Oliveira, diretor da Dgecor (Diretoria de Gestão Estratégica da Informação e Combate à Corrupção). 


Ministro do STF participa de evento do TCE-PI sobre combate à corrupção 

O ministro Luís Roberto Barroso encerrará o simpósio, no dia 2, às 11h, com a palestra sobre “Sistema Político e Custo das Eleições: As Origens da Corrupção”. 

Toda a programação do evento está no site do TCE-PI (www.tce.pi.gov.br)


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais