Cidadeverde.com

Veja as melhores estratégias para conseguir um emprego

Imprimir

Procurar emprego é praticamente um trabalho. Ter que organizar os horários, atualizar documentos, fazer um planejamento estratégico para o envio dos currículos, ativar os contatos, marcar almoços e (ufa) saber onde procurar e com quem falar são atividades que exigem disciplina e foco.

Para não perder tempo, veja orientações de recrutadores, que vão ajudar a quem está nesta via crucis. E que não são poucos: no último trimestre de 2017, a taxa de desemprego no Estado ficou em 15,1%.

Para Wilma Dal Col, diretora da Right Management, empresa do ManpowerGroup, a busca deve ser bem direcionada desde o início. Saber quais são os seus pontos fortes e de interesse, diferenciais e opções de mercado são itens que ajudam a clarear os objetivos e, consequentemente, a não desperdiçar energia.

— A ideia é desenvolver uma estratégia de divulgação alinhada com um plano de comunicação, onde se poderá identificar as empresas e pessoas, sites de interesse, elaborar mensagens-chaves, definir datas e ações — afirma a especialista.

A sócia-fundadora da empresa ID Projetos Educacionais, especialista em treinamentos, Silvina Ramal, acrescenta que o momento de pausa na carreira pode ser uma boa oportunidade para algumas avaliações pessoais que lhe ajudarão no próximo emprego.

— Antes de começar a busca, o profissional deve-se perguntar: Quem sou eu? O que faço bem? O que agrego? E o que espero da organização que quero trabalhar? Lembre-se de que você também deve avaliar o que quer que a empresa ofereça.

QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO

Estando claros quais são os seus objetivos de carreira, empresa e salário, é hora de fazer um bom currículo e saber direcioná-lo. Silvina explica que o conteúdo é o mesmo, independentemente da vaga, mas é possível adaptá-lo conforme a oportunidade desejada.

— O currículo deve ser direto, sem erros de português e ter uma apresentação no ínicio dele, que pode ser mais geral ou direcionada para a vaga ou empresa em questão. Também vale destacar as experiências profissionais, ressaltando os resultados, que mais tem a ver com esta oportunidade — detalha Silvina.

O mapeamento do disparo de currículo deve incluir o cadastro em bancos de talentos, tanto das empresas que você está de olho quanto das mais genéricas, como o LinkedIn.

Entrar em contato com os recrutadores e rede de contatos é outra etapa valiosa. Segundo Wilma, para posições mais administrativas e operacionais, os currículos enviados diretamente para e-mail de recrutadores pode ficar de lado, já que são muitos. Nestes casos, diz, a melhor maneira de se manter conectado é através dos sites destinados a isso.

Já para as vagas mais específicas, vale entrar em contato direto com o recrutador e alinhar a forma que isso será feito — telefone, e-mail, reuniões ou rede de relacionamento. Segundo Silvina, no caso das grandes corporações, o sistema de seleção é automatizado e funciona melhor a pena o cadastro mesmo. Já para as pequenas, é válido enviar um e-mail direito ao recrutador o gestor, mas sem ser invasivo.

Além dos canais específicos e sites das empresas, a indicação é, ainda, o maior peso numa seleção. Portanto, tanto Silvina quanto Wilma indicam ativar este networking. Um outro ponto levantado pela headhunter. Alessandra Simões, sócia da UpHill Executive Search, é o famoso “ver e ser visto”.

— Vale muito investir nisso. Ir a eventos e seminários, por exemplo. Uma coisa é você tomar um café com uma pessoa estratégica para sua busca nesses locais, e outra é enviar um e-mail — pondera.

Alessandra, que trabalha na recolocação de altos executivos em várias áreas, em especial de óleo e gás, explica que, normalmente, para estes cargos não há divulgação. É um caminho inverso em que sua rede de contatos é a principal ferramenta. Para se chegar a um headhunter, explica, hoje o profissional pode encontrá-lo no LinkedIn. Já quando se trata de colegas e amigos, a melhor abordagem é o velho e bom senso.

— O networking é muito importante. Não é só headhunting, mas os colegas, parentes e chefes antigos que podem saber se uma oportunidade e lembrar de você. Ative a sua rede. Vale marcar um almoço e com elegância mostrar que está aberto.

No caso de uma indicação, ela sugere que é melhor usar o e-mail ou telefone e, se for o caso de uma rede social, as que são voltadas para carreiras. A dica é ser o mais sucinto possível e dizer quem é o que quer, pois o currículo está no perfil da pessoa.

SEJA ASSERTIVO EM COMO PODERÁ AGREGAR

Ao fazer o cadastro no bando de talentos das empresas, é natural ficar na dúvida se de fato alguém o verá. São muitos candidatos e poucas vagas neste resquício de crise.

Segundo o diretor da empresa especializada em tecnologia para recursos humano LG lugar de gente, Marcello Porto, o documento não se perde, mas o desafio é passar pelos robôs de recrutamento, já que na primeira peneira é realizada por meio de um sistema de informação que se baseia no seu perfil eletrônico.

— Há pouco tempo, um bom currículo corria o risco de não ser chamado por conta da ineficiência do processo de recrutamento. Hoje, com o uso de tecnologias cada vez mais avançadas em big data, as empresas conseguem ter de forma prática uma análise completa do candidato, inclusive pelas redes sociais, já com um filtro de perfil desejado à vaga — esclarece Porto.

Para isso, ele dá três dicas para aumentar as chances de seu currículo ser visto. A primeira delas é investir em palavras-chaves na descrição do seu perfil que vão ser lidas com facilidade pelas soluções. A outra, já reafirmada por Silvina Ramal, da ID, e Alessandra Simões, da UpHill, é investir no networking.

— As informações básicas continuam sendo importantes como local de residência, atributos ao cargo, área e setor relacionados à vaga que o candidato está buscando, pois as tecnologias utilizam sistemas de triagem que vão filtrar também por algoritmos básicos.

Sobre o envio do currículo por e-mail, Wilma Dal Col, diretora da Right Management, doManpowerGroup, sugere elaborar uma breve apresentação por e-mail pode ser efetiva, desde que seja objetiva e clara.

Segundo ela, para assegurar a melhor opção para o envio do currículo no e-mail, o candidato deve: manter o seu networking ativo diariamente, verificar as novas vagas, mesmo que tenha já se cadastrado no banco da empresa, enviar respostas aos anúncios assim que souber de uma vaga e visite constantemente os sites das empresas alvo.

— O que recomendo é evitar os excessos, como a informalidade excessiva ou a imagem pessoal super ou subestimada. Lembre-se: o objetivo não é falar de si mesmo, e sim trazer evidências do que é você capaz de fazer — aconselha Wilma.

Sobre o envio do currículo por e-mail, Silvina sugere elaborar uma breve apresentação por e-mail que seja objetiva e clara, explicando porque quer trabalhar nesta empresa e o que vai agregar. O horário, segundo ela e Silvina, da Id, é melhor pela manhã.

— De manhã estão todos mais bem-humorado, com a cabeça leve. Quando enviar o currículo, pesquise sobre a empresa e, se houver, sobre a oportunidade aberta. É muito importante demonstrar interesse pela empresa. Fale do porquê você quer ir trabalhar lá, mas tem que ser genuíno. Não seja falso.

ANOTE AÍ:

CURRÍCULO: Deixe sempre atualizado e salve uma cópia no e-mail, caso tenha que enviá-lo da rua em alguma urgência;

DISCIPLINA: Reserve algumas horas do dia para sua busca. Pela manhã é a melhor hora para enviar currículos e entrar em contato com os recrutadores

MAPEAMENTO: Tendo claro onde se quer trabalhar, seja empresa ou área, elabore um plano de divulgação para pessoas-chaves e reserve tempo para enviar os currículos, fazer os cadastros nos sites e falar com elas

MERCADO: Identifique os mercados-alvo e leia os jornais para se manter atualizado com as movimentações. Busque conhecer a empresa onde vai se candidatar à uma vaga;

NETWORKING: Seja visto! Indicação é ainda a ferramenta mais efetiva numa contratação. Portanto, ative seus contatos e avise que está disponível. Nas redes sociais, é bom ter bom senso na abordagem.

Fonte: Extra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais