Cidadeverde.com

Dica de Viagem faz roteiro de cachoeiras pelo Piauí

Imprimir

Em muitos lugares do Piauí, nos primeiros meses do ano, a seca severa que tanto castiga nosso Estado dá lugar a verdadeiros paraísos de águas correntes. Cachoeiras se revelam entre caminhos simples ou de matas fechadas, oferecendo ao visitante um contato único com a natureza.

Às vezes, a água corre calminha, serena, fazendo afago nos pés de quem dá os primeiros passos rumo ao mergulho. Outras vezes, mostra a imponência da sua força, em quedas que ultrapassam 30 metros de altura em grandes paredões rochosos.

O Dica de Viagem de hoje é com a indicação de três cachoeiras para você que quer se aventurar por esse paraíso das água no nosso Piauí:

Dica 1
Pela proximidade com Teresina o destaque é a Cachoeira da Campera. Essa queda d’agua já é muito conhecida pelos teresinenses, já que se localiza a pouco mais de 90 quilômetros da Capital, no município de Alto Longá. A campeira é composta por uma série de cascatas e piscinas naturais e tem fácil acesso pelas BR 343 e PI 221. Mesmo sem guia dá para chegar com uma certa facilidade no local, através de mapas disponíveis na internet e da ajuda de placas de sinalização.

Dica 2
Impossível falar em cachoeiras e não lembrar do município de Esperantina e da nossa conhecida Cachoeira do Urubu, no Norte do Estado. Saindo do Centro de Esperantina, basta seguir pela PI 213 por 11 quilômetros e pegar a PI 211 até o Parque Ecológico. Por lá, nos meses de abril e maio é possível ver os peixes tentando saltar as corredeiras pelo fenômeno da Piracema.

Dica 3
Por último, precisamos falar da Cachoeira da Bica que fica na localidade Alto do Meio, em Campo Maior. O difícil acesso ao local é recompensando com uma queda de água em forma de arco de cerca 30 metros de altura. Carros de pequenos porte não são indicados para percorrer a trilha e o caminho não é sinalizado, fazendo quase que obrigatória a orientação de um guia local.

Ouça na íntegra:

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais