Cidadeverde.com

Defesa Civil de Teresina recebe mais de cem solicitações pelo 153

Imprimir

O número 153 tem se mostrado uma plataforma importante no auxílio à população teresinense porque propicia o contato gratuito com a Defesa Civil. Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2018, foram feitas 102 ligações destinadas ao órgão. Através da ligação, o morador recebe, antecipadamente, instruções sobre procedimentos necessários a seguir, a fim de preservar bens materiais e, principalmente, a vida.

Entre as principais razões para solicitação de encaminhamento e monitoramento da Defesa Civil, estiveram os deslizamentos, desabamentos, alagamentos, queda de árvores, rachaduras, afundamento de solo, entre outras. As solicitações vieram de todas as zonas da cidade, incluindo a zona Rural.

“Reforçamos a necessidade da população acionar a Defesa Civil via 153, pois as atendentes são treinadas para dar um primeiro atendimento às ocorrências, e um direcionamento sobre a atitude que o solicitante deve tomar. Isso auxilia e é primordial em algumas situações, até a chegada da Defesa Civil”, destaca Sebastião Domingos, membro da Defesa Civil de Teresina. O telefone também propicia encaminhamentos à Guarda Civil Municipal e à Gerência de Direitos Humanos de Teresina.

Samuel Silveira, secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), comenta que o 153 tem se mostrado um importante canal de comunicação entre a Prefeitura de Teresina e a comunidade. 

“Quando criamos o número e demos institucionalização a ele, já esperávamos que ele fosse bastante utilizado. E fomos surpreendidos, positivamente, sobre o quanto a população faz uso, seja nos serviços da Defesa Civil ou Guarda Municipal. Acredito que foi um ato acertado da gestão, na medida em que concentrou todas essas atenções, de diversos serviços que a Semcaspi presta, no 153. E o resultado disso é a celeridade no atendimento das ocorrências e uma satisfação maior da população atendida”, afirma o secretário.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, no horário de 7h à meia-noite. Já nos finais de semana e feriados, de 8h às 18h. Caso não consiga contato com a Defesa Civil de Teresina, por conta das chuvas na capital, a população pode entrar em contato também com o Corpo de Bombeiros, através do 193.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais