Cidadeverde.com

Homem morre após acidente e família denuncia demora e erro de procedimentos

Imprimir

Valdinar Batista da Silva, de 52 anos, morreu dois dias após um acidente de moto em Simplício Mendes, a 416 km de Teresina. Sua irmã, Neuza Batista da Silva, denuncia que um erro de procedimento e a demora na transferência do paciente para a capital, provocaram a morte precoce do paciente. Imagens da família mostram que ele chegou a capital com a pele de cor roxa e várias bolhas de sangue.

"Ele tinha sofrido uma fratura na perna e lá colocaram somente uma tala e algumas ataduras muito apertadas. E assim ele ficou por dois dias. Passamos pelo hospital de Paes Landim, de Simplício Mendes, e até de Oeiras, onde ele precisou de remédio injetável tamanha era a sua dor, somente na segunda-feira ele foi trazido para Teresina. Ele era para ter vindo imediatamente mas ele já veio sem jeito", explica Neuza.

Morando há quase 20 anos em Brasília, Valdinar passava férias no Piauí quando sofreu o acidente ao tentar desviar de uma motocicleta no último sábado (3). A irmã que não via o irmão desde sua ida para outro Estado, estava no setor de Odontologia da Polícia Militar para uma consulta quando a ambulância do município de Simplício Mendes chegou ao local. Por se tratar de sua cidade ela acabou se aproximando do veículo por curiosidade e tomou um choque ao perceber que o paciente em estado agonizante era o próprio irmão.

"A última esperança era o HUT, mas quando ele chegou lá não tinha mais jeito. Os médicos disseram que o procedimento foi errado. Apertaram tanto a perna dele que não teve mais circulação nem oxigênio no sangue dele. Mesmo sendo socorrido por quase seis médicos e recebendo toda a assistência que teve no HUT ele não sobreviveu, porquê ele já cegou lá sem jeito. Essa demora não deveria existir", denuncia Neuza.

Quando o óbito é consequência de traumas o corpo é encaminhado para o Instituto Médico Legal.A família ainda não recebeu o laudo que conclui as causas específicas da morte, mas garante que irá levar o caso para a Justiça. "Só o que eu quero é que isso não fique impune para que não venha acontecer com outros filhos, outros parentes. A revolta é grande porquê se tivessem mandado meu irmão pra cá no sábado, meu irmão estaria vivo", afirmou emocionada.

O Hospital de Urgência de Teresina confirmou a passagem do paciente pelo local, e acrescentou que todos os prontuários do paciente foram enviados para o IML. A Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela regulação foi procurada pelo Cidadeverde.com , mas até o momento não se posicionou sobre o assunto.

Rayldo Pereira
Reportagem de Gorete Santos (TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais