Cidadeverde.com

Espetáculo Batalha do Jenipapo será encenado em Campo Maior e Teresina

Imprimir

O espetáculo que retrata a Batalha do Jenipapo será encenado nesta terça-feira (13), em Campo Maior, durante as comemorações pelos 195 anos da batalha que marcou a luta do Piauí pela Independência do Brasil. Mais de 100 atores e cantores participam do musical, que tem direção de Franklin Pires e texto de Bernardo Aurélio. A peça será apresentada a partir das 17h, no Monumento Heróis do Jenipapo.

“Neste ano, comemoramos 20 anos de encenação da batalha, com um grande espetáculo musical, que fala, principalmente, dos heróis anônimos que morreram na luta pela independência. Lógico que lembraremos também das figuras históricas, como o major Fidié, mas vamos celebrar os Josés, Marias e tantos outros enterrados às margens do Rio Jenipapo”, explica o diretor da peça, Franklin Pires.

Em Teresina 

Ele ressalta ainda que, apesar da batalha ter acontecido há quase dois séculos, a peça traz um ponto de vista politizado e bem atual. Quem não puder assistir ao espetáculo em Campo Maior, poderá ver a segunda apresentação, na quarta-feira (14), a partir das 18h, na Praça Pedro II, durante abertura da Semana Nacional do Teatro em Teresina (SenThe). A peça tem direção musical de Edvan Alves e coordenação coreográfica de Samuel Alves.

“Infelizmente, a Batalha do Jenipapo, tão importante para o nosso país, é pouco conhecida em outros estados e até em outras cidades do Piauí. Com o espetáculo, queremos recontar essa história, destacando a luta de pessoas comuns, que morreram pela Independência do Brasil. Vale muito a pena assistir”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

Medalhas 

A programação, em Campo Maior, começa por volta das 12h, com a Missa em Ação de Graças, na Catedral de Santo Antônio. No monumento, a solenidade começa a partir das 15h30, com o desfile militar. A encenação da Batalha do Jenipapo está marcada para as 17h. Logo após a apresentação, tem a entrega da medalha “Heróis do Jenipapo” e a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

Confira a lista dos homenageados com o Mérito Renascença e Heróis do Jenipapo.

Histórico 

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome, no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais