Cidadeverde.com

Fiesp aposenta pato e agora terá sapos em protestos

Imprimir

Foto: Edilson Dantas/ Agência O Globo

Um sapo inflável de cinco metros de altura faz sua estreia em ato contra os juros altos, nesta terça-feira, na Avenida Paulista. O mascote é o símbolo da campanha "chega de engolir sapos" lançada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), pela baixa dos juros cobrados de empresas e consumidores.

No ato, a entidade deve distribuir pequenos sapos nas proximidades, além de adesivos e balões nas proximidades das agências bancárias da avenida.

A nova campanha da Fiesp ocorre no momento em que a taxa básica de juros básicos no Brasil, a Selic, está em seu patamar mais baixo. Atualmente, é de 6,75% ao ano, com expectativa de novo corte na semana que vem. Ela vem caindo desde outubro de 2016, quando estava em 14,25% ao ano.

Mas enquanto o juro básico caiu até mais que pela metade, o mesmo não acontece nas taxas pagas por consumidores e empresas, que recuam em velocidade menor. Um dos fatores é o spread (diferença entre a taxa de captação dos bancos, a Selic, e o efetivamente cobrado). Atualmente, o spread médio é de 19,7 pontos percentuais. Em outubro de 2016, era de 24 pontos percentuais. Ou seja, o recuo foi de apenas 4,3 pontos. 

Com a campanha do sapo, a Fiesp aposentou o pato inflável, que foi usado em seus últimos atos contra os impostos, assim como em protestos feitos no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Criada em 2015, a campanha do pato contra os impostos chegou a coletar mais de 1 milhão de asssinaturas e conferiu projeção ao presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que quer ser candidato ao governo de São Paulo. Skaf tem como um de seus principais fiadores e aliados o presidente Michel Temer.

A campanha do sapo, porém, cria uma saia justa com o governo, especialmente com o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O ministro tem trabalhado pela construção de sua candidatura ao Planalto, no chamado campo de "centro-direita". Temer, por sua vez, também não descarta uma candidatura. Coube a Elsinho Mouco, marqueteiro presidencial, lançar o nome de Temer à reeleição em entrevista ao GLOBO, no final do mês passado.

Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais