Cidadeverde.com

Restaurante popular oferece alimentação saudável a baixo custo em Teresina

Imprimir

Uma alimentação saudável, variada e custando apenas R$ 2,50. Esses são alguns dos benefícios ofertados à população teresinense pelo Restaurante Popular (RP). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, de 11h às 14h, e fornece, diariamente, cerca de 1 mil refeições.

Trabalhadores formais e informais, desempregados, estudantes, aposentados, beneficiários de programas sociais, pessoas em situação de rua estão entre o público beneficiário do serviço.  Já no início de 2018, apenas no primeiro mês de janeiro, 15.412 teresinenses encontraram no Restaurante Popular uma opção de alimentação saudável e acessível.

Entre os consumidores, está o Sr. José Valmar Ferreira, que tem no valor cobrado o maior atrativo para almoçar no restaurante. “É uma boa alimentação, a um preço acessível”, destaca. Já Anderson Santos comenta outro fator, além do preço baixo e qualidade da alimentação. “O ambiente é legal para almoçar”, diz.

O Restaurante Popular oferece alimentação também a moradores de rua, que após serem encaminhados por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ficam isentos de pagar a taxa; e, também, pessoas atendidas pela Fazenda da Paz, que, juntos, contabilizaram 781 atendimentos em janeiro.

Quanto ao preparo dos alimentos, o cuidado é desde a chegada até a entrega ao consumidor, como explica Miqueline Fortes, nutricionista do Restaurante Popular. “Quando o lote chega, fazemos higienização e armazenamento. Os cozinheiros são equipados com luvas, máscaras, todo o necessário. Todas as condições de higiene são seguidas, o RP está sempre limpo. E conferimos, constantemente, a temperatura dos alimentos, para ver se está em condições ideais”, destaca a profissional.

O RP também contribui com a agricultura familiar, adquirindo e utilizando os produtos nas refeições ofertadas no restaurante. Atualmente, o restaurante possui 17 funcionários, sendo: uma nutricionista, dois cozinheiros, dois auxiliares de cozinha, um administrador, um auxiliar administrativo e dez de serviços gerais.

O Restaurante Popular está localizado na Rua Lisandro Nogueira, com funcionamento no segundo piso do Mercado Central São José, no centro de Teresina. O espaço conta com 55 mesas, distribuídas ao longo dos seus 1.146 metros quadrados e tem capacidade para atender, simultaneamente, 286 pessoas.

O Restaurante é vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). A instituição é administrada pela Fazenda da Paz, assim, também propicia a inclusão social, pois emprega egressos do tratamento terapêutico em decorrência do uso de drogas.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais