Cidadeverde.com

Parada de Cinema 2018: inscrições de filmes terminam neste domingo

Imprimir

A Parada de Cinema está na reta final da convocatória para a seleção de filmes a serem exibidos este ano, em sua 5ª edição. Seguindo o edital, divulgado no mês de fevereiro, a seleção vai até o dia 18 de março – as inscrições devem ser enviadas para o endereço [email protected]

Este ano a Parada de Cinema aborda o tema Invisibilidade: a proposta é contemplar produções independentes de formato, técnica e gênero, consagrando uma característica que sempre esteve presente no evento: as causas sociais e políticas como eixo principal dos filmes. “Também abrimos espaços para filmes que enfrentam dificuldades em participar de outros circuitos de exibição”, diz Tássia Araújo, diretora geral e curadora do evento.

Está aberta, até domingo, convocatória para a 5ª Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo. A chamada é para filmes curta-metragem, longa e média-metragem. O edital dispõe de premiação de 1.500,00 para os quatro filmes longa-metragem selecionados e 1.000,00 para os curtas. 

Há ainda a Mostra Empodera – o primeiro edital de co-produção da Parada de Cinema, exclusivo para mulheres piauienses. O projeto escolhido recebe um prêmio de R$2.600,00 para ajudar na produção do filme. “Sabemos que têm meninas que estão produzindo sem recurso nenhum, pegando equipamento emprestado, tirando do bolso para locação”, comenta Layane Holanda, produtora executiva da 5ª edição da Parada. “Então essa é uma força, que garante uma infra mínima para que jovens, estudantes, mulheres em geral se experimentem fazendo filme”, conclui.

A Parada de Cinema acontece de 2 a 6 de maio com exibições gratuitas, shows e oficinas na Casa da Cultura e Sala Torquato Neto, em Teresina. Este ano, o evento é realizado pelo Instituto Punaré/Canteiro, Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais