Cidadeverde.com

7 situações que podem causar ansiedade e como lidar com cada uma delas

Imprimir
É normal sentir-se ansioso em alguns momentos da vida, como ao enfrentar situações desafiadoras no trabalho ou nos estudos e ao ter que tomar decisões difíceis no dia a dia. Mas, se a ansiedade for excessiva, pode se tratar de um distúrbio³ e precisa de acompanhamento médico. 
Os distúrbios de ansiedade são caracterizados por diversos fatores, como preocupação e medo extremos³ em situações simples da rotina, problemas de concentração?, irritabilidade?, ataques de pânico? e por alguns sintomas físicos, como dor ou aperto no peito?, boca seca?, suor nas mãos?, dor de barriga?, respiração ofegante¹? e falta de ar¹?. Isso tudo atrapalha as atividades da pessoa, por serem, às vezes, sinais difíceis de controlar. 
As preocupações que ocorrem em casos de ansiedade e de seus transtornos podem não desaparecer por conta própria¹¹, por isso é fundamental pedir ajuda a um médico. A boa notícia é que os distúrbios de ansiedade podem ser tratados¹². O ideal é procurar ajuda a partir do momento em que o sentimento interfira negativamente na sua qualidade de vida¹³. Os profissionais mais indicados para diagnosticar e direcionar o tratamento da ansiedade são o psicólogo e o psiquiatra. 
Além da ajuda médica, identificar situações que causem ansiedade e aprender a lidar com elas já ajuda (e muito) na sua qualidade de vida. Destacamos, a seguir, algumas situações que podem contribuir para aumentar a ansiedade no dia a dia e como agir frente a elas:
 
Apegar-se a pensamentos negativos com frequência
Pensamentos negativos ou mesmo catastróficos mesmo só pioram o quadro de ansiedade¹, especialmente em situações que se estendam por longos períodos¹?. Tente entender a gravidade real da situação, questione-se internamente se você não está superestimando seu grau de responsabilidade sobre os fatos ou subestimando o controle que consegue ter. Analise formas alternativas de abordagem da questão. E condicione-se: sempre que um pensamento negativo se iniciar, substitua-o por um pensamento mais agradável e positivo¹?.
 
Isolar-se de quem você ama
A companhia de familiares, amigos e conhecidos com quem se tenha afinidade melhora o estado emocional¹?. Quem está bem vive mais relaxado e fica menos ansioso.
 
Pensar demais no futuro ou no passado
O foco deve ser o presente¹?: quando sua mente está dedicada ao momento atual, sua capacidade de análise, julgamento e ação é total. Essa, portanto, é uma boa forma de controlar a ansiedade. Se seus pensamentos ficam vagando aleatoriamente entre o passado e o futuro¹?, sem direcionamento para o planejamento, um quadro de ansiedade pode se iniciar ou piorar¹?.
 
Deixar a autoestima de lado
Quem se conhece bem, se ama e se aceita sabe respeitar os limites, consegue dizer não, pensa e fala com mais força, é mais confiante. Tudo isso leva a uma vida com menos ansiedade¹?, pois há segurança para agir em alinhamento com as próprias necessidades.
 
Ser sedentário
Ficar afastado de atividades físicas dá ainda mais força à ansiedade². Por isso, uma das formas mais comuns de controlá-la é aderindo à prática de exercícios¹?. Eles ajudam a lidar com estados de ansiedade por elevarem a produção de serotonina¹?, substância de nosso organismo que aumenta a sensação de prazer. Caminhar²? é um passo importante para mandar a ansiedade embora.
 
Manter a cabeça a mil na hora de dormir
Tentar reformular a vida antes de dormir gera ansiedade e, consequentemente, perda de sono²². Nos momentos que antecedem a ida para a cama, evite atividades e conversas que levem à agitação, à preocupação²¹ e ao desgaste. O momento é de relaxamento, então coloque um freio nos pensamentos de tomada de decisão²².
 
Não dar atenção à respiração
O simples controle da respiração é capaz de reduzir as reações do sistema nervoso autônomo e diminuir muito a ansiedade²³. Inspire lentamente pelo nariz, mantendo a boca fechada. Ao inspirar, deixe o abdome expandir-se - estufe a barriga²?, não o peito. Em seguida, expire lentamente pela boca. A maior vantagem dessa técnica é que ela pode ser feita a qualquer hora, em qualquer lugar.
 
Coloque em prática as dicas para aliviar as situações que podem causar ansiedade, mas não esqueça de procurar ajuda de um médico para o tratamento adequado do distúrbio.
 
Fonte: Minha Vida
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais