Cidadeverde.com

No Piauí, Festival de Bonecos terá nova edição no mês de abril

Imprimir


Companhia Calunga (foto: divulgação)

O teatro de bonecos é uma manifestação cultural que atrai crianças e adultos e entre os dias 02 a 07 de abril, Teresina receberá a segunda edição do Festival Internacional de Bonecos do Piauí. Serão 13 grupos participantes, do Brasil, México, Argentina, Colômbia e Itália. As apresentações teatrais acontecerão durante o dia, simultaneamente, no Teatro do Boi, Teatro Torquato Neto, Teatro João Paulo II, CEU do Portal da Alegria e CEU do Jacinta Andrade, e a durante a noite, os artistas se concentrarão na praça de eventos do Riverside Shopping.

A abertura do festival acontecerá no dia 02 de abril, no Centro de Teresina, com um desfile cênico, com bonecos gigantes, pernas de pau e grupos artístico. Na programação haverá ainda, exposição de bonecos, contação de histórias, teatro lambe lambe, ateliê aberto de bonecos, com mestre Saúba de Pernambuco e ateliê aberto de rabecas com mestre Valdeci, de Teresina.

O evento é uma realização da Cia Calunga de Teatro e Centro Aroeira. O organizador do evento, o bonequeiro, Chagas Vale, que promovemais uma vez esse intercâmbio cultural entre bonequeiros do mundo, no Piauí afirma que é cada vez mais importante democratizar esse gênero artístico. “Trazer grupos de outros países para o Piauí e leva-los também para a periferia é uma forma de democratizar e descentralizar esse tipo de arte”.

O organizador disse ainda que já está havendo contato com escolas, para que levem os alunos para participar do evento e conhecer um pouco mais do teatro de bonecos que possui diversos estilos pelo mundo. Alunos dos de espanhol da Uespi e de arte da Ufpi também estarão participando do evento. O II Festival Internacional de Bonecos  tem apoio do SIEC, Secretaria de Cultura e Governo do Estado. 


GRUPOS PARTICIPANTES


Los Guiñoleros UAS - Culiacán – México
Cia. Bambabambin Puppet Theatre Napoli – Itália
Grupo Pizzicatto - La Plata - Argentina
Mamulengo Fuzuê - Brasília –Distrito Federal
El Guiño del Guiñol - Bogotá – Colômbia
Grupo Mamulengo Fantochito  Teresina – Piauí 
Grupo Biboca - Teresina – Piauí
Cia. Isaque -Teresina – Piauí 
Cia. Do Riso -Teresina – Piauí 
Cia. Mamularte -Teresina – Piauí 
Cia. Calunga -Teresina – Piauí
Cia. Ricardo Moreira -Teresina – Piauí
Cia. Clóvis Martins - Guarabira – Paraíba

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais