Cidadeverde.com

Homem morre baleado enquanto segurava criança no colo na Rocinha

Imprimir

Foto: Reprodução/Facebook

Um homem foi baleado e morreu durante um tiroteio na Rocinha no fim da tarde desta quinta-feira (29). Ele estava segurando uma criança de 10 meses no colo, na localidade conhecida como Larguinho da Vila Verde, quando foi atingido. O tiro acertou as costas de Davidson Farias de Sousa, de 28 anos, que chegou a ser encaminhado à UPA da Rocinha, já em parada cardiorrespiratório, e não resistiu segundo a Secretaria municipal de Saúde.

- Os policiais do Batalhão de Choque chegaram atirando, não tinha tiroteio aqui. Ele estava segurando o filho no colo quando foi atingido na barriga - contou a testemunha, que continuou:

- Quando os policiais viram que ele tinha sido atingido foram embora. O ferido foi levado para a UPA da Rocinha, e estamos esperando ele ser transferido para o Miguel Couto. Ele está entre a vida e a morte.

Davidson tinha 28 anos e era ajudante de pedreiro. Quando estava de folga, pescava para ajudar a renda da família. Ele estava na varanda de casa ao lado do irmão, quando foi baleado. Ele segurava o filho de 10 meses no colo. A criança teria caído no chão e batido com a cabeça após os disparos. Ela também foi levada para a UPA da região, mas ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

 A gente estava sentado na varanda, conversando, quando os policiais chegaram. Não deu tempo nem de levantar para sair e eles atiraram - contou revoltado Diogo Farias de Sousa, irmão de Davidson.

Diogo esteve mais cedo na 11ª DP (Rocinha) e acusou policiais militares de terem matado seu irmão. Ele fez um protesto na porta da delegacia mostrando uma camisa suja de sangue usada por Davidson no momento em que foi baleado.

Procurada, a polícia ainda não confirma se houve realmente um tiroteio na localidade. Em nota, a Polícia Militar afirma apenas que agentes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), que fazem parte da Ação Continuada na Rocinha, patrulhavam a localidade conhecida como Vila Verde quando ouviram disparos. Segundo a nota, como não sabiam de onde vinham os disparos, ele não teriam revidado.

"Logo a seguir a equipe tomou conhecimento que um homem baleado havia sido socorrido para a UPA Vila Verde e não resistira ao ferimento. Não temos outras informações", diz ainda o comunicado.

Desde sábado passado essa seria a décima vítima da violência na comunidade. Seis inquéritos diferentes foram abertos pela Delegacia de Homicídios (DH) para investigar as oito mortes ocorridas durante uma operação do Batalhão de Choque na Rocinha, na Zona Sul do Rio, no último fim de semana. Várias investigações foram instauradas porque os PMs que participaram da ação afirmaram, em depoimentos na especializada, que os homicídios aconteceram em diferentes circunstâncias.

Um balanço divulgado pela Polícia Militar indica que mais de 50 pessoas morreram na Rocinha desde 18 de setembro, incluindo dois PMs e uma turista espanhola. Desde então, a polícia realiza uma ação continuada na comunidade. A polícia considera a maior parte dos mortos como criminosos.

Fonte: Extra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais