Cidadeverde.com

Festival de Bonecos traz grupos do exterior e vasta programação; confira

Imprimir
  • bonecos5.jpg
  • bonecos4.jpg
  • bonecos3.jpg
  • bonecos2.jpg
  • bonecos1.jpg

 

Entre os dias 02 e 07 de abril, Teresina irá se transformar na capital mundial do teatro de bonecos. Com 22 apresentação internacionais e 18 nacionais que acontecerão simultaneamente em vários locais da cidade, 13 grupos, vindos da Itália, México, Colômbia, Argentina, além de grupos do Piauí, Pernambuco, Paraíba e Distrito Federal, irão mostrar toda a arte, beleza e diversidade cultural do teatro de bonecos.

Com objetivo de colocar o Piauí, entre os grandes festivais de bonecos do mundo, o evento que está em sua segunda edição promove o intercâmbio entre vários artistas além e descentralizar esse tipo de arte, em Teresina. Os locais de apresentação se espalham em todas às regiões da cidade: Teatro Torquato Neto, CEU do Jacinta Andrade, CEU do Portal da Alegria, Teatro do Boi, Teatro João Paulo II e Riverside Shopping. A entrada é gratuita.

A abertura do event aconteceu ontem (2) com um desfile cênico pelas ruas do Centro da cidade. Bonecos gigantes, pernas de pau e grupos artísticos, além dos alunos da UFPi e da Escola de Teatro Gomes Campos farão uma grande festa, anunciando os seis dias de programação artística e cultural.  

O desfile sairá da praça Pedro II rumo a praça João Luís, passando pela rua Coelho Rodrigues. Em seguida, entrará no calçadão da Simplício Mendes até a Álvaro Mendes e segue com destino ao Clube dos Diários, onde acontecerá o espetáculo de abertura.

O Festival terá ainda exposição de bonecos, contação de histórias, teatro lambe lambe, ateliê aberto de bonecos, com mestre Saúba, de Pernambuco, ateliê aberto de rabecas com Mestre Valdeci, do Piauí.

O Festival Internacional de Bonecos do Piauí é uma realização da Cia. Calunga de Teatro e Centro Aroeira. A frente da organização, o bonequeiro Chagas Vale ressalta a importância desse tipo de evento em Teresina. “Além de divertir, o teatro de bonecos tem um grande poder de educar. Trazer espetáculos de diversos lugares do planeta, cada um com suas características, fazer esse intercâmbios com os artistas brasileiros e piauienses e levar essa arte para todas as regiões da cidade é manter acesa a essência do teatro de bonecos, democratizando e descentralizando a arte”, frisou.

Várias escolas já confirmaram presença nos espetáculos que acontecerão todos os dias. Alunos do curso de espanhol da Universidade Estadual do Piauí e de Artes da Universidade Federal do Piauí também estarão participando do evento.

Os espetáculos acontecem às 9h e 15h, nos Teatros Torquato Neto, Teatro João Paulo II e Teatro do Boi, às 16h, nos CEUS do Jacinta Andrade e Portal da Alegria e às 18h, a programação acontece no Riverside Shopping. A exposição de bonecos, o ateliê vivo de bonecos e rabeca e as apresentações de teatro lambe lambe, também acontecerão na praça de eventos do Riverside.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais