Cidadeverde.com

Em vistoria, CREA flagra alagamentos em pontos por falta de drenagem

Imprimir

O Conselho de Engenharia e Arquitetura do Piauí começou nesta terça-feira (3) uma vistoria nos pontos de alagamentos ou que estão apresentando problemas em razão das chuvas. Alguns dos locais visitados apresentam problemas por falta de drenagem, de acordo com o presidente do Conselho, Ulisses Filho.

Representantes do Conselho visitaram hoje os trechos de alagamentos na BR-343, próximo ao Condomínio Mirante dos Lagos e a empresa Hot Sat, a cratera que se abriu acima de um bueiro e o deslizamento ocorrido próximo a empresa Eurocaju. 

Ulisses Filho, informou que o "problema é preocupante" e que está sendo feito um mapeamento dos pontos críticos neste primeiro momento, mas que serão visitadas outras áreas, de acordo com a necessidade.

"Estamos ainda em análise, recolhendo informações em relação ao ocorridos nos últimos dias também, e vamos fazer um diagnóstico considerando a origem dos problemas para a partir daí chegarmos a possibilidades de soluções viáveis", destacou. 

Ulisses Filho observa que os problemas de falta de drenagem se devem, em muito, pela expansão imobiliária, que faz com que o solo vá sendo impermeabilizado pela construção de prédios e de pavimentações. "A retirada da vegetação vai deixando o solo sem o escoamento adequado para água, que tem seu curso natural alterado, e isso vai provocando os alagamentos e outros problemas", salientou.

Após o mapeamento, o CREA-PI vai se reunir com os órgãos responsáveis como Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretarias Municipal e Estadual do Meio Ambiente, dentre outros.


Lyza Freitas
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais