Cidadeverde.com

Mutirão Pediátrico do Piauí já atendeu mais de 700 crianças

Imprimir

Desde que foi implantado, em março desde ano, o Mutirão de Cirurgias Pediátricas atendeu mais de 700 crianças em todo o Piauí, de acordo com o governo do estado. Até este fim de semana, 8 de abril, a expectativa é que mais de 200 crianças sejam atendidas nos Hospitais de Parnaíba, Floriano, São João do Piauí, Luzilândia, Campo Maior e Bom Jesus. 

O projeto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) pretende descentralizar a assistência para o interior e responder de forma rápida e resolutiva os pacientes que necessitam por procedimentos cirúrgicos, como geral e pediátrico, de acordo com as demandas dos municípios. Os mutirões devem atender mais de mil crianças de todos os territórios, com consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, em dez hospitais da rede estadual. 

O superintendente de Assistência à Saúde, Alderico Tavares, explica que o Hospital Infantil Lucídio Portela realizava, por mês, cerca de 200 cirurgias. “Com essa descentralização dos serviços pediátricos, passaremos a fazer 750 cirurgias pediátricas por mês no Piauí. A fila de pacientes esperando por cirurgia no Infantil será redistribuída para os outros hospitais, mais perto de cada paciente, facilitando o acesso ao procedimento e à própria recuperação”, explica. Segundo Tavares, o mutirão, além de facilitar o acesso a cirurgias, facilita o acesso às primeiras consultas de triagem.

Semanalmente, os hospitais regionais registram uma grande procura pelos procedimentos, sendo que, em alguns, a meta já foi superada, como no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. De acordo com a diretora-geral da unidade, Adrizia Fontenele, inicialmente, eram previstas 80 consultas e que devido ao aumento da procura, serão realizados 150 atendimentos até o fim de abril. “Atendemos, até agora, 95 crianças e aumentamos nossa capacidade para atender toda a demanda dessa região”, comenta.

Para ter acesso aos atendimentos, os agendamentos são feitos via Unidade Básica de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, pelo SUS.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais