Cidadeverde.com

Lula diz que não perdoa Moro e garante que provará sua inocência

Imprimir

 

Atualizada às 12h50

Ao falar pela primeira vez após ordem de prisão do juiz Sérgio Moro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que irá se apresentar à Polícia Federal e que provará sua inocência.  Ele disse ainda que não perdoa o juiz federal Sergio Moro, o Ministério Público e a Polícia Federal por terem "mentido" sobre ele, mas garantiu que irá acatar ao mandado de prisão expedido pela Justiça Federal. 

"Vou cumprir o mandado deles. Estou fazendo uma coisa muito consciente. Se dependesse da minha vontade, eu não iria. Eu vou porque não vão dizer amanhã que eu estou escondido, que eu estou foragido"

Com voz rouca mais do que o habitual, o ex-presidente falou por 55 minutos aos militantes em cima de uma carro de som estacionado em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. Ele disse que é um "cidadão indignado".

"Sou um cidadão indignado... O Ministério Público mentiu quando disse que era meu (o triplex), achei que o Moro ia resolveu, mas ele mentiu dizendo que era meu. Não os pedoo por ter passado para a sociedade a ideia de que sou um ladrão", disse Lula.

Ele começou a falar ao meio-dia deste sábado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ele fez pronunciamento aos militantes após a missa realizada em homenagem à sua esposa, Marisa Letícia, que completaria 68 anos neste 7 de abril.

Foto: Ricardo Stuckert

Veja o que Lula disse: 

"Vou sair dessa maior, mais forte, e inocente. Vou provar que eles que cometeram um crime, um crime político".

"Não estou escondido. Vou lá na barba deles, pra eles saberem que eu não tenho medo, que eu não vou correr e vou provar a minha inocência".

"Esse pescoço aqui eu não baixo. Vou de cabeça erguida e sair de peito estufado porque vou provar a minha inocência".

"Minhas ideias estão pairando no ar, não há como prendê-las. Quando eu parar de sonhar, eu sonharei pela cabeça de vocês. Não adianta achar que tudo vai parar quando o Lula enfartar, o meu coração baterá pelo coração de vocês. Por milhões de corações. Não adianta acharem que vão fazer com que eu pare, eu não pararei porque não sou mais um ser humano. Eu sou uma ideia". 

"Eu acredito na Justiça. Numa Justiça justa, que vota um processo baseado nos autos do processo, nas informações das acusações, das defesas, na prova concreta. O que eu não posso admitir é um procurador que fez um PowerPoint e foi para a televisão dizer que o PT é uma organização criminosa que nasceu para roubar o Brasil". 

“Não pensem que eu sou contra a Lava Jato, não... a Lava jato, se pegar bandido, tem que pegar bandido mesmo que roubou, e prender. Todos nós queremos isso. Todos nós, a vida inteira, dizíamos: 'só prende pobre, não prende rico'. 

"Nenhum deles tem coragem ou dorme com a consciência tranquila, da honestidade, da inocência, que eu durmo", diz Lula. "eu não estou acima da Justiça."

Ao término da sua fala e depois de ser carregado pela multidão, Lula, muito emocionado, passou mal. Logo depois de ser atentido por um médico voltou a acenar para a multidão da janela do sindicato. 

Foto: Francisco Proner

Atualizada às 11h40

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa neste momento de uma missa em homenagem à dona Marisa Letícia, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde nasceu como político e onde está há dois dias, enquanto negocia sua entrega à Polícia Federal.

O governador Wellington Dias (PT) participa do ato e está em cima do carro de som. A senadora Regina Sousa e o deputado federal, Assis Carvalho, estão em São Paulo desde ontem. 

Governador cumprimenta Lula 

Na rede social, o governador publicou mensagem. Veja 

Acabo de chegar em São Bernardo do Campo (SP). Estou agora com o presidente Lula no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e dei um forte abraço nele pelo povo do Piauí. Estamos com ele que sabe do carinho que a ampla maioria do nosso povo tem por ele. Neste instante, nosso presidente recebe líderes religiosos de várias lugares do Brasil que vieram orar e dar uma palavra sobre este momento delicado. Agora, vários líderes de todos os estados dialogam sobre os próximos passos e sobre a seriedade dos dias que o Brasil vem enfrentando. Lula se mantém na fortaleza inabalável que o acompanha a vida inteira.

Atualizada às 11h

Um ato em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, que faria aniversário neste sábado (7), é realizado em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SP). O ato é celebrado de cima de um carro de som do lado de fora do sindicato com a presença de Lula.

O ex-presidente Lula  saiu do prédio do Sindicato dos Metalúrgicos por volta das 10h30.

Ele está acompanhado por um time de apoiadores - entre eles a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a presidente do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann, a presidenciável Manuela d'Ávila (PCdoB) e o ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa Celso Amorim. Dom Angelico Sandalo Bernardino, encarregado de conduzir a parte religiosa da cerimônia, saudou os presentes e pediu silêncio aos presentes.

É a primeira vez que o ex-presidente sai do prédio do sindicato desde a noite de quinta (5), quando chegou ao local.

A cerimônia celebra os 68 anos de Marisa Letícia que completaria em 7 de abril, estava prevista para as 9h30, mas iniciou uma hora de atraso após a chegada de Lula.

Atualizada às 10h40

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido com parentes e amigos na manhã deste sábado (7), quando se apresentará à PF.

Segundo amigos do ex-presidente, um dos motivos do atraso da missa –programada para começar há meia hora– é o estado emocional dos filhos. Eles estariam chorando muito.

Em um dia marcado pela expectativa de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se entregasse à Polícia Federal, em cumprimento ao mandado de prisão expedido pelo juiz Sérgio Moro, o petista manteve o silêncio e decidiu não acatar a determinação da Justiça. Durante a tarde e a noite de ontem, os advogados do petista e aliados se dividiram para negociar o momento da rendição com a Polícia Federal. O principal articulador foi o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Na PF, quem liderava o diálogo era o delegado Igor Romário de Paulo, como determinado pela Justiça. De acordo com o senador Humberto Costa, o ex-presidente deve ser preso hoje, após uma missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, que completaria 68 anos neste sábado.

Manifestantes que apoiam o ex-presidente Lula continuam em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC na manhã deste sábado (7). Alguns passaram a noite no local, e mais pessoas chegaram durante a manhã.

O ex-presidente Lula segue no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SP). Ele passou a segunda noite do local após a expedição do mandado de prisão contra ele pelo juiz Sérgio Moro. Na sexta, o ex-presidente apareceu na janela do sindicato e cumprimentou apoiadores em algumas ocasiões.

 

Flash Yala Sena ( com informações do G1 e Correio)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais