Cidadeverde.com

No Piauí, 15 mil pessoas estão em área de risco; Luzilândia em alerta máximo

Imprimir

As fortes chuvas que atingem o Piauí colocaram 12 municípios em estado de alerta máximo e emergência. De acordo com diretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares, 15 mil famílias estão em situação de risco. Além de José de Freitas, a situação mais grave está em outras cidades da região Norte. 

O alerta máximo é para Luzilândia, que a Defesa Civil acredita que se a chuva não parar, o Rio Parnaíba deve transbordar às 17 h de hoje.

“Temos alerta para várias cidades do Piauí. Alguns casos de alerta máximo. Mas boa parte não é pelo açude de Bezerro, mas exatamente fortes chuvas que aumentam o volume do (rio) Parnaíba. As cidades de Luzilândia, Esperantina e Madeiro estão em alerta. Luzilândia é a mais grave. Às 17 horas a água deve passar da régua de medição”, destacou. 

Vitorino destaca que a Defesa Civil faz o monitoramento de todas as cidades em estado de risco. “Temos outras cidades como Piracuruca onde a Rio Piracuruca transborda e causa problemas. São 15 mil pessoas em alerta máximo, em nove municípios: José de Freitas, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Esperantina, Batalha, Barras, Joca Marques, Madeiro, Luzilândia, Campo Maior e Pimenteiras”, destacou.

Ele pediu a ajuda da população para evitar a divulgação de notícias falsas. “Não podemos divulgar notícias falsas. Essas pessoas não podem viver nesse estado de apreensão. É preciso ter responsabilidade”, destacou.

Vitorino Tavares - Defesa Civil

Nível dos rio Parnaiba

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que a previsão é que a cota de alerta chegue a 550 centímetros até às 17h30 desta quarta-feira(11), apenas dez centímetros de alcançar a cota de inundação definida para a estação é de 560 centímetros. 

“Solicitamos, portanto, que todos os órgão competentes continuem com as medidas adequadas de prevenção e minimização de prejuízos, ressaltando que, mantidas as condições meteorológicas de chuvas consideráveis na região norte do estado do Piauí, é possível que o nível de inundação seja alcançado nas próximas 24 horas”, ressalta o pesquisador em Geociências Roberto Fernandes, do CPRM .

Ele informou ainda que em Floriano e Barão de Grajaú –MA terá elevação do nível da água do rio Parnaíba nas próximas horas por causa do aumento da vazão descarregada pela Barragem de Boa Esperança em cerca de 1.030 m³/s. “Tal elevação, entretanto, se dará ainda dentro das condições de normalidade, não ensejando preocupações imediatas, com o nível chegando a valores da ordem de 558 cm, praticamente se igualando ao chamado nível de atenção”. 

Em Teresina, a elevação deve  ocorrer em 23 centímetros, chegando a cota de 418 centímetros, abaixo do nível de atenção que é 490 cm. 

Rio Poti

O rio Poti em Prata do Piauí atingiu 875 centímetros e ainda está em processo de elevação, correspondendo a um aumento de 1,86 metros nas últimas 24 h. “Solicitamos, portanto, atenção das autoridades da cidade de Teresina/PI quanto ao reflexo de tal elevação nas próximas 12 horas”.

As previsões apresentadas neste Boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. Os dados hidrológicos utilizados neste Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

 

Lídia Brito (direto de José de Freitas) e Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais