Cidadeverde.com

No Piauí, ministro inspeciona Barragem e garante liberar kits em 10 dias

Imprimir
  • ministro6.jpg Yala Sena
  • ministro7.jpg Yala Sena
  • ministro5.jpg Yala Sena
  • ministro4.jpg Yala Sena
  • ministro3.jpg Yala Sena
  • ministro2.jpg Yala Sena
  • ministro1.jpg Yala Sena
  • barragem5.jpg Yala Sena
  • barragem4.jpg Yala Sena
  • barragem3.jpg Yala Sena
  • barragem2.jpg Yala Sena
  • barragem1.jpg Yala Sena

O ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, chegou a cidade de José de Freitas por volta de 10h30 deste domingo (15) e se deslocou diretamente para a Barragem do Bezerro. Ao visitar a represa, o ministro garantiu que vai acelerar a liberação de recursos para ajuda humanitária aos desabrigados no Piauí. 

Além disso, Pádua disse que no prazo máximo de dez dias começam a chegar os kits para os desabrigados. A Defesa Civil do estado solicitou ajuda para os 17 mil desabrigados . Os kits para os desabrigados terão cestas básicas, colchões e material de limpeza.

Durante a visita, ele também marcou para terça- feira uma reunião em Brasília com um grupo de trabalho, para definir as ações estratégicas de liberação de recursos para as regiões afetadas no estado.

"Ja marquei uma reunião de trabalho na terça em Brasília e tão logo esse projeto seja concluído, a gente começa as primerias liberações para que sejam feitas as reconstruções o mais rápido possivel", garantiu.

O governador Wellington Dias (PT) e o senador Ciro Nogueira (Progressistas) acompanham a visita do ministro ao Piauí. O governador informou que subiu para 17 mil o número de pessoas em áreas de risco no Estado devido as chuvas. São 14 municípios em situação de emergência no Piauí. 

Sobre a Barragem do Bezerro o ministro disse que o projeto de recuperação já está em fase de conclusão. Pádua Andrade ouviu o relato do diretor do IDEPI, Geraldo Magela, sobre a situação da barragem, que o nível da barragem reduziu um metro e que não há mais risco de rompimento.

Em conversas com técncicos do governo, o ministro fez questionamentos sobre a obra da Barragem e de como está a saída de água no local onde houve o vazamento na represa. Também perguntou se atualmente a água está saindo limpa ou com material perto do local.

Geraldo Magela respondeu que depois que o nível da água baixou, aliviou a pressão da água sobre a parede, que já foram feitos os reparos emergenciais necessários e que não está tendo mais vazamentos. O diretor disse ainda que a água estava saindo limpa, porque quando o nível baixou de certa forma diminuiu a pressão e parou de vazar. “Certamente o ponto de infiltração está acima do nível da água, então parou de vazar”, explicou.

Após inspecionar a Barragem, Pádua Andrade seguiu para visitar famílais desabrigadas no Colégio Caic, no Bairro Cidade Nova, em José de Freitas. Depois ele irá a Campo Maior, onde vai fazer visita a construção de um dique e a outras áreas atingidas, como o Bairro Califórnia e a escola municiipal José Neves, no Bairro Cariri. 

A visita tem o objetivo de ver de perto a situação dos municípios afetados pelas chuvas. Pádua Andrade é natural de Campo Maior, primo do ex-prefeito da cidade, Joãozinho Félix e vai almoçar no município, onde tem familiares.

Flash de Yala Sena (de José de Freitas)
Da Redação, Lyza Freitas

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais