Cidadeverde.com

CMEI homenageia Monteiro Lobato no Dia Nacional do Livro Infantil

Imprimir


Foto: Ascom PMT

O livro é a grande atração de hoje (18) nas unidades de ensino da Prefeitura de Teresina. É que a data marca o Dia Nacional do Livro Infantil, uma homenagem ao escritor brasileiro Monteiro Lobato. As escolas, principalmente os Centros Municipais de Educação Infantil, montaram uma programação diferente para comemorar o grande aliado da alfabetização das crianças.

No CMEI Ladeira do Uruguai, zona Leste, os alunos se fantasiaram dos personagens do clássico Sítio do Pica Pau Amarelo para destacar a importância da obra. O pátio foi todo ornamentado com os livros que estão compondo o novo projeto de leitura da escola: Maleta Viajante. O objetivo é incentivar a prática da leitura como hábito prazeroso.

De acordo com Laélia Mariano, professora do 2º Período, o projeto envolve os pais no processo de aproximação das crianças com os livros. “Mesmo os bem pequenos já estão tendo contato com a leitura. Depois as histórias serão socializadas com os colegas. Vamos despertar isso como hábito, formar jovens leitores”, explica.

O Dia do Livro marca também o início dos trabalhos do Projeto Alfabetiza Teresina nas unidades de ensino. Desafiadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), as equipes escolares compilaram seus planejamentos relacionados à alfabetização em um projeto focado para resultados. A meta é fortalecer as ações de leitura e escrita com alunos nesse ciclo, alfabetizando as crianças aos 6 anos de idade.

O Miguel Teófilo, de 4 anos, está começando uma relação mais próxima com as histórias infantis e afirma que já tem um estilo preferido. “Eu gosto mais de ler sobre fadas e magia. Todo dia é uma história diferente na escola”, comenta.

A diretora do CMEI Ladeira do Uruguai, Perpétua Alves, acredita no poder das obras infantis para o sucesso da alfabetização. “Utilizamos os escritores infantis no cotidiano da escola, apresentando as narrativas às crianças das mais diversas formas, seja com leitura, teatro, música, então isso faz parte do nosso fazer pedagógico”, conta. Para ela, Monteiro Lobato é um ícone que contribui para a evolução dos alunos. “A linguagem é bem acessível e as crianças se identificam bastante, logo o aprendizado fica mais fácil”, pontua.

 

Espaço Sustentável

Durante as comemorações no CMEI, a equipe gestora aproveitou para inaugurar um novo ambiente chamado Espaço Sustentável. A área verde com uma pequena horta, painel colorido e até uma fonte de peixinhos foi batizada com o nome da pedagoga Lígia Andrade, uma entusiasta das ações pedagógicas e ambientais na escola.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais