Cidadeverde.com

Hospital inicia Terapia Comunitária Integrativa na Primavera

Imprimir

O Hospital da Primavera inicia nesta sexta-feira (20), às 10 da manhã, sessões de roda de terapia comunitária integrativa. A atividade, que passa a acontecer semanalmente, tem por objetivo promover a saúde mental e consequentemente a prevenção das doenças e agravos e na manutenção da saúde.

A atividade é aberta à comunidade, que pode participar por meio de inscrição no Hospital da Primavera. “Trata-se de uma roda de conversa, em que as pessoas são convidadas a falar espontaneamente e o terapeuta mapeia as questões (problema) de cada um que quis falar”, comenta Joniel do Vale, psicólogo que vai conduzir a ação. “Em seguida há uma votação para a escolha do tema que será discutido e sua problematização”, diz. Podem ainda ser inseridas músicas, histórias e anedotas ao longo da terapia p ilustrar o que está sendo dito ou para acolher quem está falando. A atividade dura uma média de 1h a 1h15min.

Joniel do Vale explica que o principal benefício desta terapia é proporcionar uma sensação de acolhimento e identificação com o problema do outro, o que leva a um sentimento de estar ajudando o próximo e uma reflexão sobre seus próprios problemas, melhorando sua autoestima. “Eles saem com uma sensação de pertencimento a um grupo ou comunidade. A ideia é estar numa roda para partilhar e compartilhar sofrimentos, mas não só isso, socializar ideias, pensamentos, sentimentos...”, esclarece o psicólogo.

A Terapia Comunitária Integrativa faz parte das praticas integrativas e complementares do SUS. “Ela atua em espaço aberto à comunidade para a construção de laços sociais, apoio emocional, troca de experiências e prevenção ao adoecimento”, diz Marlene Moura Fé, diretora do Hospital da Primavera.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais