Cidadeverde.com

Mais de 100 postos em Teresina têm vacinas contra gripe; veja

Imprimir

Fto: Ascom FMS

A campanha de vacinação contra a Gripe segue até o dia 1º de junho em todo o Brasil. Teresina mantém salas de vacina em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS) por toda a cidade e nos turnos manhã e tarde, com doses disponíveis para todo o público-alvo da campanha.

Teresina conta com mais de 100 salas de vacina distribuídas nos hospitais (Primavera, Buenos Aires, Satélite, Dirceu Arcoverde, Promorar e Parque Piauí). A FMS também está ofertando vacina no Lineu Araújo e nas UBS, além do Hospital Infantil e no Natan Portela mais conhecido como HDIC. Veja os postos e os turnos de atendimento que pode encontrar a vacina.

A vacina protege contra os vírus influenza tipo B, A H1N1 e A H3N2. “Estes são os três tipos notificados no Brasil em 2017, em levantamento feito todos os anos”, comenta Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. A vacina reduz as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções por estes vírus na população alvo para a vacinação.

A previsão é de vacinar na capital 190 mil pessoas entre adultos e crianças. Até ontem, a FMS já havia recebido 42 mil doses e irá receber mais. 

Público-alvo

- Idosos com 60 anos ou mais de idade;
- Crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade; 
- Gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); 
- Trabalhadores da saúde; 
- Professores das escolas públicas e privadas; 
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais; 
- Detentos e os funcionários do sistema prisional. 

Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, para se vacinar, deverão levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Pacientes que já fazem parte de algum programa de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir às Unidades que estão cadastradas para receberem a vacina, ou buscar a prescrição com antecedência e se dirigir a qualquer sala de vacinação.

Vacinas seguras

As vacinas utilizadas durante as campanhas de vacinação contra a influenza são constituídas por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto, não contém vírus novos e não causam a doença. “As vacinas são bastante seguras, não sendo encontradas evidências de que causem eventos sistêmicos graves”, afirma Amariles Borba.

Alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

O que é a gripe?

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz. 

“Além da vacina, a principal forma de prevenção é lavar as mãos até os cotovelos com água e sabão”, explica Amariles Borba. Outras medidas são cuidados simples como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais