Cidadeverde.com

Cursos de Mix Dance e treinamento serão ofertados no XIII Congresso Piauiense da FIEP

Imprimir

Uma vasta programação está mais uma vez inserida no Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física – Delegacia Regional Piauí – FIEP-PI, em sua 13ª edição. Os trabalhos científicos dos interessados e inscritos no evento, que acontecerá no Setor de Esporte da UFPI, assim como nos últimos anos, têm limite até o próximo dia 21 de maio e as classificação completa dos trabalhos aprovados pela comissão responsável pelo recebimento e avaliação dos mesmo será divulgada na página online da FIEP-PI. Nos dias 24 e 25 de maio, durante o congresso, acontecerão as apresentações dos trabalhos de pesquisa. Fora isso, várias outras atividades estarão acontecendo de 23 a 26 de maio. Entre elas a realização de 10 cursos com professores piauienses e convidados.

Dois desses cursos são “Introdução ao Treinamento Funcional – Teoria e Prática”, a ser ministrado pelos professores especialistas no assunto Aline Cronemberger Rocha e Thiago do Nascimento Malta. O curso acontecerá nos dias 24 e 25 de maio, das 13h às 17 horas, na Sala de Dança.  Outro curso muito interessante para quem gosta de movimento, alegria e empolgação será o Curso 10 “Workshop Mix Dance”, a ser ministrado pelo professor de Teresina Max Dourado, que acontecerá na noite do dia 25, no ginásio, de 17h30 às 22 horas, e na manhã do dia 26 de maio, no auditório do Setor de Esporte da UFPI.

O treinamento funcional tem como objetivo aprimorar os movimentos básicos que o corpo pode realizar, através de exercícios livres com e sem carga, visando transferências desses ganhos para movimentos específicos ou melhoramento de técnicas de movimentos específicos de um desporto, ou gesto motor. Durante o curso, Aline e Thiago farão a introdução de conceitos que regem o treino funcional, capacitando estudantes e profissionais a realizarem uma melhor prescrição de treinamento, baseado em atratores. “O curso tem teoria e prática. Num primeiro momento, falaremos sobre os conceitos principais que amparam o treinamento funcional, integrados com uma visão da cinesiologia. Em um segundo momento, as Teorias do desenvolvimento motor nos esclarecem como acontecem o aprendizado e como isso influencia na nossa prescrição. Teremos muitas aplicações práticas individuais e em grupo no decorrer do curso”, destacou Aline Cronemberger, que é educadora física, com especialidade em Reabilitação Cardíaca e prescrição para grupos especiais e também em Treinamento Funcional. No segundo dia, a dupla abordará os conceitos sobre atratores e flutuadores que nortearão a prática, com abordagem em desenvolvimento de força através do conceito de muscle slack. “Teremos análise de alguns esportes baseado nesses conceitos e conseguiremos perceber como acontece a transferência da preparação física para a modalidade específica”, adiantou Thiago Malta.

 Já o professor Max Dourado ministrará o Workshop Mix Dance, com foco nos estudantes e profissionais de educação física e atividades afins. Segundo ele, o curso tem uma metodologia de aula fácil e muito didática. “Aplicaremos muita prática e teoria engajada na prática. É o mundo fantástico da atividade coletiva”, enfatizou Durado, que é professor multidisciplinar, palestrante, produtor e organizador de eventos, com especialidade em ginástica de academia e dança. A coordenação do Congresso informa que existe um limite de inscritos nos cursos, portanto, o quanto antes os interessados se inscreverem, melhor. Todas as informações para inscrições e as atividades estão no site www.fiep-pi.com.br e também nas coordenações dos cursos de Educação Física das faculdades e universidades de todos os municípios piauienses.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais