Cidadeverde.com

Uespi estreia Projeto “Leitura Dramática” nesta sexta (04)

Imprimir

Com programação marcada pela pluralidade da dramaturgia, começa, nesta sexta-feira (04), o projeto “Leitura Dramática”, evento cuja palavra de ordem é valorizar a literatura por meio do teatro. As apresentações serão às 18h30, no Laboratório de Artes do Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. A entrada é franca.

O “Leitura Dramática”, criado por meio do grupo de teatro da Uespi, pretende voltar o olhar para a dramaturgia piauiense. “Nossa intenção é fomentar o surgimento de uma dramaturgia dentro da Uespi, principalmente nos cursos de Letras. Nunca ninguém havia se preocupado até então. Vamos fomentar ainda mais o surgimento de novos autores”, relatou o professor de Teatro da Uespi e diretor, Moisés Chaves.

Moisés não esconde o encantamento ao falar sobre a primeira peça e lembra que o projeto traz como diferencial para a Uespi o roteiro de importantes escritores, inclusive de alguns que ainda estão vivos. “Começaremos com o texto “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes, um grande dramaturgo”, disse Chaves. Ele reitera  que é importante para as pessoas começarem a ouvir a literatura por meio do teatro. “Às vezes o público tem dificuldade ou falta de tempo para ler um livro”, pontua o diretor.

Santo Inquérito conta a história da jovem Branca, condenada pelo tribunal do “santo inquérito”. Sua maior heresia era crer que Deus está na vida, na natureza, no prazer, na luz. Tendo sido assassinada, queimada viva, numa fogueira.

Dias Gomes

O dramaturgo Alfredo de Freitas Dias Gomes nasceu em Salvador, na Bahia, em 19 de outubro de 1922. Escreveu seu primeiro conto, “As Aventuras de Rompe-Rasga”, aos 10 anos.  Em 1937, aos 15, escreveu sua primeira peça, A Comédia dos Moralistas.

O escritor teve nove de suas obras adaptadas para teledramaturgia na TV Globo, como Roque Santeiro (1985) e Dona Flor e seus dois Maridos (1998), todas de tamanho sucesso e audiência.

As apresentações do “Leitura Dramática” são todas na primeira sexta-feira do mês, de maio até agosto.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Uespi