Cidadeverde.com

Energia Renovável no Piauí é tema de palestra no Pint of Science Teresina

Imprimir

Sol a pino e de vento em popa: cenários e perspectivas para energias renováveis” é o tema da palestra gratuita do cientista Marcos Antônio Tavares Lira, durante o Pint Of Science Teresina, um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo; que acontece em Teresina em dois ambientes simultâneos- nos dias 14, 15 e 16; com o objetivo de discutir assuntos curiosos de forma descontraída  e com a leveza típica de uma conversa em mesa de bar. A palestra ocorrerá, na próxima terça-feira (15), a partir das 19 horas, no RamBeer – Cervejaria Artesanal.

O Pint of Scince acontecerá pela segunda vez em Teresina nos bares Rambeer Cervejaria Artesanal e Medalhão do Chef, com a proposta de apresentar pesquisas recentes em diversas áreas do conhecimento. As pessoas terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre o tema e conhecer os detalhes da rotina de trabalho de um pesquisador.  O público só pagará o que consumir no estabelecimento.

O palestrante Marcos Antônio Tavares Lira, doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí, fará um bate-papo com perspectivas da energia renovável no Piauí e ainda trará algumas surpresas. “O nosso Estado possui um papel estratégico no que se refere à produção de energia renovável. Apresentarei um esboço dos principais aspectos e, sobretudo, como o Piauí foi elevado a categoria de um dos maiores produtores no setor, fazendo um resgate histórico, tudo em um clima divertido”, destaca o cientista.

De acordo com o coordenador local do Pint Of Science, Francisco Soares, a ideia é mostrar que a ciência também precisa ser dialogada de forma simples e com o público, em geral. “Estamos com boas expectativas, tendo em vista que ano passado foi um sucesso. Popularizar a ciência e, especialmente, debater sobre as descobertas locais é uma ação que contribuie muito em seu crescimento. O evento é também uma forma de estimular o conhecimento de maneira que todos possam interagir e tirar dúvidas”, explica o coordenador.

O Pint Of Science é uma realização  do CUIA (Centro Unificado de Inovação Aplicada), em parceria com a Sedet (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico), por meio Superintendência de Ciência e Tecnologia.

Fórmula de sucesso

Realizado pela primeira vez no Brasil em 2015, quando foi trazido da Inglaterra pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o Pint of Science cresce a cada ano. Os 22 municípios da edição passada saltaram para mais de 50 e, com a entrada de cidades da região Norte, pela primeira vez o evento abrangerá todas as áreas do país.

Programação Pint of Science em Teresina

 

Segunda-feira, 14/05, às 19h

Palestra: Educação especial: o que temos a ver com isso?

Palestrante: Nadja Carolina de Sousa Pinheiro

Local: RamBeer – Cervejaria Artesanal - Rua Visconde da Parnaíba, 1317- Bairro Ininga

Tel.: 3085-5333

 

Palestra: Biotecnologia: da bancada ao balcão

Palestrantes: Francisco Cardoso Figueiredo e José Ribeiro dos Santos Júnior

Local: Medalhão do Chef - Av. N.S. de Fátima, 1782 - Bairro de Fátima

Tel.: 3085-4334

 

Terça-feira, 15/05, às 19h

Palestra: Sol a pino e de vento em popa: cenários e perspectivas para energias renováveis

Palestrante: Marcos Antonio Tavares Lira

Local: RamBeer – Cervejaria Artesanal - Rua Visconde da Parnaíba, 1317- Bairro Ininga

Tel.: 3085-5333

 

Palestra: O que a Ciência pode contribuir para melhorar seu tira-gosto de Carneiro Desossado?

Palestrantes: Ana Lys Bezerra Barradas Mineiro e Ney Rômulo de Oliveira Paula

Local: Medalhão do Chef - Av. N.S. de Fátima, 1782 - Bairro de Fátima

Tel.: 3085-4334

 

Quarta-feira, 16/05, às 19h

Palestra: Pesquisa & Inovação: da ideia ao mercado

Palestrante:  Lívio César Cunha Nunes

Local: RamBeer – Cervejaria Artesanal - Rua Visconde da Parnaíba, 1317- Bairro Ininga

Tel.: 3085-5333

 

Palestra: A ciência dos plásticos eletrônicos

Palestrante:  Alexandre de Castro Maciel

Local: Medalhão do Chef - Av. N.S. de Fátima, 1782 - Bairro de Fátima

Tel.: 3085-4334

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais