Cidadeverde.com

Morre Fábio Koff, ex-presidente do Grêmio e do Clube dos 13

Imprimir

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Fábio Koff, ex-presidente do Grêmio e do Clube dos 13, morreu aos 86 anos, na manhã desta quinta-feira (10/05), em Porto Alegre. Ele estava internado desde o último fim de semana no Hospital Moinhos de Vento com uma infecção generalizada, após realizar uma cirurgia no fígado.

Em três mandatos, Fábio Koff foi o comandante mais vitorioso da história da equipe gaúcha

Nascido em Bento Gonçalves, interior do Rio Grande do Sul, ele era advogado formado e exerceu diversos cargos ao longo da vida profissional como juiz magistrado, secretário do ex-governador do Pedro Simon (RS) e presidente da Cosan.

Chegou ao Grêmio em 1975, aos 44 anos, no qual tornou-se presidente pela primeira vez entre 1982 e 1983, sendo vice-campeão brasileiro no primeiro ano (derrotado na final pelo Flamengo), mas conquistando em 1983 a Libertadores e o Mundial de Clubes contra o Hamburgo no Japão.

Em 1992, ele voltou à presidência do time tricolor após recuperar-se de um câncer. Foi o responsável pela contratação do técnico Luis Felipe Scolari, que comandou uma era vitoriosa no Olímpico. Em 1994, venceu a Copa do Brasil. No ano seguinte, faturou a Libertadores e foi vice-campeão mundial, sendo derrotado nos pênaltis pelo Ajax.

Ainda conquistou o Campeonato Brasileiro e da Recopa Sul-Americana de 1996. O Grêmio também ganhou três Campeonato Gaúchos no período.

Fábio Koff foi presidente pela terceira vez no biênio 2013/2014, porém, não faturou títulos de expressão.

Ele ainda presidiu o Clube dos 13, que reunia os principais times do Brasil, de 1987 até sua dissolução, em 2011. A instituição foi responsável pela criação da Copa União e depois por negociar os direitos de transmissão de eventos esportivos.

Desde 2016, ele apresentava um quase de saúde delicado, sendo internado algumas vezes.

Veja a nota oficial do Grêmio:

Com enorme pesar o Grêmio informa o falecimento do seu eterno presidente Fábio André Koff, nesta quinta-feira, aos 86 anos.

O Clube expressa toda consternação pela perda de um símbolo de sua história, responsável pela maior glória já alcançada dentro de campo, e solidariza-se com sua família, amigos e com a torcida tricolor.

Fonte: ESPN

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais