Cidadeverde.com

Dedicação, superação e muito amor: a história de uma mãe de nove filhos assistida pelo CRAS

Imprimir


Créditos: Ascom/Semcaspi

“Minha avó tinha 22 filhos. Quando eu via aquela mesa enorme e cheia de gente, eu dizia: vou ser desse jeito. E quando eu tive minha primeira filha, me senti realizada”. Assim, Dona Adalgisa Sousa, mãe de nove filhos, define sua vivência como mãe. Hoje, com 73 anos, ela é grata por ouvir nove felicitações daqueles que ela trouxe ao mundo e comemorar uma data tão especial: o Dia das Mães.

Dona Adalgisa é usuária assídua do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Sudeste II, no bairro Dirceu. Ela relembra que entrou no serviço em 2010, mas, por conta de um momento delicado em sua vida, parou de frequentar as atividades. Hoje, com quase cinco anos que retornou.

“Eu entrei no serviço em 2010, mas meu marido faleceu, aí sai. Eu entrei em depressão e resolvi retornar para o serviço. E me levantei aqui dentro. Revivi. Tem muitas pessoas que, assim como eu, chegam aqui caídas. E depois que entram, revivem. Eu adoro viver aqui dentro, são uma família, todos unidos”, comenta, com um sorriso no rosto, orgulhosa de sua história.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do qual Dona Adalgisa participa, é ofertado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). O serviço é uma forma de intervenção social que estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares, através de atividades artísticas, culturais, de lazer, esportivas, dentre outras, conforme a idade dos usuários.

Ao falar de sua vida como mãe, Dona Adalgisa não deixa de demonstrar a felicidade em seus olhares, gestos e palavras. “Eu não cheguei a ser como minha avó, com 22 filhos, mas cheguei perto. Adoro ter muitos filhos”, diz, entre risadas. Ela faz questão de destacar que, como mãe, fez o que estava ao seu alcance para cuidar dos seus nove filhos.

“Eu criei todos os meus filhos lavando e passando roupas. Lavava de dia e passava à noite. E assim levei a vida, até hoje. Faço artesanato, crochê, brinquedos. Meus filhos saíram de casa e todos casaram. Em aniversários, a casa está cheia. Adoro ter muita gente. Mas quando chegam em casa, parece que nunca saíram. Chegam, fazem tudo”, afirma com um brilho no olhar. E ainda acrescenta um detalhe, enquanto ri. “Eles só não me chamam pra cozinha, porque não gosto”, conta.
 
Dona Adalgisa é um exemplo de mamãe que tem força, dedicação e, principalmente, amor. “Mãe é um tesouro na vida. Parabenizo todas as mães, aquelas que deixam de comer para dar ao filho. Por muitas vezes eles me olhavam e falavam: 'Mãe, a senhora não quer?', e eu dizia que não. Pois, dentro de mim, eu sabia que tinha que dar para meu filho. Ser mãe é maravilhoso”, conclui.
 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais