Cidadeverde.com

Casamento real: como será o protocolo de Harry e Megan

Imprimir

© Alexi Lubomirski 

No dia 19 de maio, pessoas do mundo todo poderão acompanhar o que muitos chamaram de o casamento do ano: o do príncipe Harry, 33, sexto na linha de sucessão ao trono britânico, filho mais novo da princesa Diana e do príncipe Charles, com a atriz americana Meghan Markle, 36.

A cerimônia será no Castelo de Windsor, cidade vizinha a Londres.

O irmão de Harry, William, será o padrinho.

Veja aqui algumas curiosidades sobre o casamento, coisas que muitos britânicos já sabem, mas que fora do Reino Unido, muita gente quer saber.

OK, por que eu deveria me importar com o casamento?
Você é um romântico sem esperança? Gosta de saber como vivem os ricos e famosos? Estava com os olhos marejados quando o príncipe Charles se casou com princesa Diana?

Se você respondeu "sim" a qualquer uma dessas perguntas, provavelmente já se programou para acompanhar o casamento real. Com certeza será um espetáculo exagerado para celebrar o amor e tradições da famosa realeza britânica - assim como acertos e erros do look de convidados.

Se respondeu "não", talvez possa se interessar mesmo assim pelo fato de certamente estar entre as principais notícias do dia, que estará nos jornais e TVs de vários cantos do mundo - um evento que será acompanhado ao vivo por milhões de pessoas.

Independentemente de o seu país ter ou não uma monarquia, ou do sistema político que você apoia, quem não gosta de um pouco de romance e clima de conto de fadas em meio a notícias de polarização política, conflitos e problemas econômicos?

O que acontecerá no dia do casamento?
A cerimônia religiosa será realizada às 12h do dia 19 na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, 34 km a oeste de Londres.

Após o casamento, os noivos farão uma espécie de procissão pelas ruas da cidade a bordo de uma carruagem Ascot Landau - o modelo usado todo ano pela rainha em sua visita à corrida de cavalos Royal Ascot. O percurso vai durar cerca de 25 minutos.

A procissão terminará no St. George's Hall, um salão de banquetes do castelo, onde cerca de 600 convidados serão recepcionados com um almoço.

À noite, Harry e Meghan receberão cerca de 200 convidados - amigos mais próximos - para uma festa no palácio rural Frogmore House.

O Reino Unido irá parar?
Não, mas não tente ir passear em Windsor no dia do casamento, a não ser que você goste de uma muvuca.

O casamento será um grande evento televisivo no Reino Unido, mas não vai atrapalhar a vida dos que quiserem apenas curtir normalmente seu fim de semana. Os fãs de futebol, por exemplo, poderão acompanhar normalmente a final da Copa da Inglaterra de futebol, entre Chelsea e Machester United, que será disputada na tarde do mesmo dia.

Uma novidade é que o governo autorizou os pubs a fecharem mais tarde neste dia.

E vários pubs estarão exibindo o casamento em suas TVs. O governo autorizou os bares a fecharem mais tarde na sexta e no sábado, por conta do casamento.

Em 2011, mais de 24 milhões de britânicos assistiram ao casamento do príncipe William e de Kate Middleton, tornando o evento um dos 10 programas mais assistidos da TV na história do país. A final da Copa do Mundo de 1966 teve 32,3 milhões de espectadores e o funeral da princesa Diana, em 1997, 32,1 milhões.

Como será a cerimônia?

A rainha é a chefe da Igreja Anglicana, um ramo do cristianismo protestante.

Isso significa que os integrantes da família real devem ser membros ativos da igreja. Por isso, Meghan Markle foi batizada em março na Igreja Anglicana pelo Arcebispo de Canterbury, o reverendo Justin Welby.

O fascinante mundo das celebridades do Instagram que não existem na vida real
Welby casará Harry e Meghan, em cerimônia que terá hinos religiosos e leituras de trechos da Bíblia.

Musicalmente, além de um coral tradicional, a cerimônia será embalada também pelo grupo gospel Karen Gibson and The Kingdom Choir e pelo violoncelista Sheku Kanneh-Mason, que ganhou o prêmio de jovem instrumentista da BBC em 2016.

A noiva usará uma tiara da família real?

Meghan deve usar uma tiara-joia da família real.

Quando a princesa Diana morreu, ela deixou suas joias para os filhos, para que fossem repassadas às suas mulheres. A duquesa de Cambridge usou em eventos oficiais da família real muitas das joias de Diana, bem como peças que pertencem à rainha.

A essa altura, o que Meghan usará no casamento ainda é segredo de Estado. Só vendo pela TV para estar entre os primeiros a saber.

Quem está na lista de convidados?

Embora poucas celebridades tenham confirmado que foram convidadas, há várias que bem provavelmente estarão lá.

O cantor Elton John, que era muito próximo a Diana, cancelou dois de seus shows em datas próximas ao casamento real por causa de um "conflito de agenda".

A cantora Mel B indicou que ela e as outras ex-integrantes das Spice Girls também foram convidadas.

Meghan é bastante amiga da tenista Serena Williams.

Da parte de Harry, são aguardados todos os rostos habituais da família real - todos os filhos, netos e bisnetos da rainha.

Espera-se que o pai de Meghan, Thomas Markle, a conduza até o altar. O diretor de fotografia aposentado mora no México, onde foi visto lendo um livro intitulado Imagens do Reino Unido: uma viagem pictórica pela história em um Starbucks local.

A mãe, Doria Radlan, também deve comparecer.

Cerca de 1,2 mil membros do público, muitos conhecidos por seu trabalho de caridade, foram convidados para assistir à cerimônia no Castelo de Windsor.

Quem foi cortado da lista?

Houve muita especulação num primeiro momento se o presidente dos EUA, Donald Trump - que uma vez brincou sobre o quanto ele gostaria de namorar a mãe de Harry, Diana - e seu antecessor, Barack Obama, amigo de Harry, estariam entre os convidados.

Mas houve um certo alívio, principalmente no governo britânico, quando foi decidido então que líderes políticos não seriam convidados. Nem a primeira-ministra britânica, Theresa May, foi convidada.

Da parte de Meghan, dois meio-irmãos do primeiro casamento do pai, que são mais afastados, provavelmente também foram cortados.

Quem vai estar na festa de casamento?

O príncipe William foi convidado por Harry para ser o padrinho - mesma função que o caçula desempenhou no casamento do irmão com Kate Middleton, em 2011.

William disse estar encantado com o convite e brincou com a troca de papéis agora: "A vingança é doce".

Já a noiva não terá uma madrinha. Todas suas damas de honra e pajens serão crianças. O Palácio de Kensington disse que Meghan tem um grupo de amigos muito unido e que não quis ter de optar por uma pessoa só para essa função.

Existe protocolo sobre quem deve se sentar onde?

Os membros próximos da família devem sentar-se mais perto do casal real quando eles estiverem fazendo seus votos. Quando o príncipe William se casou com Kate em 2011, a mãe da duquesa de Cambridge, Carole Middleton, sentou-se ao lado da rainha Elizabeth 2ª.

Por que o desfile de chapéus espalhafatosos em casamentos da realeza?
O desfile de chapéus extravagantes usados pelas convidadas em casamentos da realeza é provavelmente o maior presente de alfaiataria que os ingleses já deram ao mundo.

Mas de onde veio essa tradição?

Por séculos, as mulheres no Reino Unido cobriam os cabelos em público durante o dia como uma expressão de modéstia. Este costume desapareceu na década de 1950, mas muitas mulheres continuaram a cobrir seus cabelos em ocasiões especiais, como dentro de uma igreja.

O protocolo real dita que todas as mulheres da realeza devem cobrir suas cabeças durante os compromissos oficiais, e Meghan passou a seguir essa tradição. No início deste ano, ela usou uma boina em uma missa na Abadia de Westminster.

A festa será open bar?

É muito improvável que os convidados das festas (no almoço e na balada noturna) tenham de pagar pelas bebidas.

Os cardápios das duas recepções ainda não foram anunciados, mas com certeza haverá muita champagne rolando no salão.

Atualmente, existem oito fabricantes de champanhe que têm selo real de aprovação, como Moet & Chandon e Veuve Clicquot, e são usados nos eventos da família. A rainha serviu Bollinger em seu próprio casamento.

Por que uma confeiteira americana está fazendo o bolo?
A noiva decidiu não seguir a tradição do bolo de casamentos reais, que costuma ser um fruitcake, um bolo típico inglês de frutas secas e nozes.

Em vez disso, ela optou fazer um aceno para suas origens e encomendou um clássico bolo de casamento branco à americana Claire Ptak, que tem uma confeitaria moderninha em Londres, a Violet Cakes.

A doceira está preparando um bolo de limão e sabugueiro (elderflower, um tipo de fruta silvestre) que irá "incorporar os sabores brilhantes da primavera", segundo o Palácio de Kensington. Ele será decorado com flores.

DJ ou banda?

A principal aposta é que uma banda embale a pista de dança.

Se os rumores forem verdadeiros e as Spice Girls estiverem na lista de convidados, talvez o hit Two Become One venha a ser a música que embale a primeira dança oficial do casal como marido e mulher.

Elton John também poderia cantar Can You Feel The Love Tonight.

Não temos informação ainda sobre a playlist que o casal escolheu para as festas, mas o tabloide The Sun diz que os noivos querem que I Wanna Dance With Somebody, de Whitney Houston, seja a primeira a tocar.

Posso ir até o Reino Unido para ver o casamento?

Os curiosos de plantão poderão, claro, visitar Windsor e comemorar o casamento ou assistindo à procissão de carruagem dos noivos ou participando de festas pela cidade.

Mas é bom ir preparado para enfrentar longas filas, hotéis lotados e muvuca.

Muitos bares e pubs em todo o país exibirão o casamento.

É tão importante quanto o casamento de Wlliam?

Ao contrário de seu irmão, o príncipe Harry não está na linha direta de sucessão ao trono (é 6º porque está atrás de Charles, William e os filhos deste), então seu casamento, pelo menos em tese, não tem o mesmo peso.

O casamento de William e Kate Middleton, em 29 de abril de 2011, foi realizado numa sexta-feira, o que obrigou o governo britânico a declarar feriado no dia, para que as pessoas pudessem ter uma folga e assistir ao enlace.

William e Kate se casaram na Abadia de Westminster, a famosa catedral em Londres onde a própria rainha Elizabeth 2ª se casou.

A Abadia de Westminster tem capacidade de abrigar 1,9 mil convidados, enquanto a Capela de São Jorge, em Windsor, tem apenas 800 lugares.

Fonte: BBC

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais