Cidadeverde.com

Estudo aponta Brasil como favorito da Copa do Mundo de 2018

Imprimir

Pedro Martins / MoWA Press

Um modelo matemático desenvolvido pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) apontou o Brasil como favorito para ganhar a Copa do Mundo de 2018. Para tanto, foram observados os gols marcados e sofridos em cada partida das 207 seleções filiadas à Fifa nos últimos quatro anos em mais de 1 milhão de simulações.

“Neste ano, a Seleção Brasileira tem 21% de chances de ganhar a Copa do Mundo. Logo em seguida, vêm a Espanha, com 13%, e a atual campeã Alemanha, com 11%. Os números mostram que será um torneio muito equilibrado”, explicou o professor da FGV EMAp Moacyr Alvim, que coordenou o estudo juntamente com o professor Paulo Cezar Carvalho.

O professor assegurou também que a partir dos dados da força de ataque e defesa de cada equipe, foi possível simular o confronto entre as seleções. Alvim pontuou que a probabilidade de o Brasil vencer a Suíça na estreia do Mundial é muito grande, mas que uma derrota também pode acontecer, mesmo que as chances sejam bastante baixas. “Não é possível inserir na modelagem o imponderável e as surpresas do futebol”, destacou.

Moacyr Alvim apontou que os números da Seleção Brasileira poderiam ser melhores. No entanto, a fase de derrotas no comando do ex-técnico Dunga fez com que as probabilidades brasileiras ficassem mais reduzidas. “Porém, vale ressaltar que na Copa de 2014 o Brasil também era favorito com 28% de chances de levar a taça e não ganhou. Aconteceu aquele jogo atípico na semifinal, e esquecemos que eram 72% de chance de não ganharmos o torneio”, lembra o professor, que ainda faz a ressalva: “Esse ano, temos 82% de chance de não ficarmos em primeiro.”

1ª fase – Os cálculos da FGV EMAp mostram ainda os prováveis resultados da equipe de Tite na fase de grupos. De acordo com o estudo, a equipe canarinho deve sair invicta e sem levar gols. Os resultados apresentados são: o primeiro jogo será com um placar apertado, 1 a 0 contra a Suíça e, em seguida, 2 a 0 contra a Costa Rica e o mesmo placar contra a Sérvia.

Outras seleções – Surpreende nas estatísticas da FGV EMPAp o fraco desempenho das simulações de França, Argentina e Inglaterra, consideradas, por especialistas, seleções fortes. Além da seleção russa, anfitriã, que possui apenas 18% de chance de chegar às quartas de finais.

Fonte: Gazeta Esportiva

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais